INAUGURAÇÃO: Cantá recebe nova sede da CAPI-Defensoria com estrutura moderna e acessível
Postado
03/04/2025 11H26

Unidade está na Rua Sebastião Oliveira Barbosa, Lote 07, próxima ao terminal rodoviário; emenda parlamentar de R$ 390 mil possibilitou a construção / Foto: Ascom/DPE-RR /
A partir da próxima sexta-feira (4), a população do município de Cantá passará a contar com a mais nova sede da Central de Atendimento e Peticionamento Inicial (CAPI) da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). A inauguração do prédio será às 8h30 com a presença do governador Antônio Denarium,, da Administração Superior da Instituição e demais autoridades convidadas.
A unidade está localizada na Rua Sebastião Oliveira Barbosa, Lote 07, próxima ao terminal rodoviário, em frente ao prédio do Conselho Tutelar, com estrutura acessível para os cidadãos que necessitam de assistência jurídica gratuita.
Construída em um terreno de 1.150m², a obra teve um investimento de mais de R$ 390 mil, originados de emenda parlamentar da ex-deputada estadual e defensora pública Lenir Rodrigues.
Para o defensor público-geral, Oleno Matos, a inauguração da unidade representa o compromisso da Defensoria com a inclusão e o fortalecimento da cidadania em Roraima.
“Queremos que todos os cidadãos tenham o suporte necessário para a garantia de seus direitos e, acima de tudo, acessar a justiça de forma igualitária. Essa unidade será um marco de inclusão e de fortalecimento da cidadania. Temos certeza que essa nova unidade será um importante ponto de apoio para a ampliação dos atendimentos da população ”, disse Oleno.
A nova unidade foi projetada com foco na acessibilidade e na humanização do atendimento. O prédio conta com rampas de acesso, piso tátil, banheiros adaptados com alarme audiovisual, sinalização em braille e gabinetes de atendimento, permitindo um ambiente inclusivo para todos os assistidos.
CAPI
A Central de Atendimento e Peticionamento Inicial (CAPI) é a unidade da Defensoria Pública responsável pelo primeiro atendimento aos assistidos, oferecendo serviços como orientação jurídica, triagem dos casos, coleta de documentos e elaboração de petições iniciais para o ingresso de ações judiciais.
A CAPI agiliza o atendimento e facilita ainda mais o acesso à justiça, garantindo que as demandas sejam encaminhadas de forma eficiente aos defensores públicos responsáveis, de acordo com a necessidade de cada processo.
DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça