Professor de História do IFRR lança livro de crônicas com histórias vivenciadas na Educação de Jovens e Adultos

Lançado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o livro pode ser baixado gratuitamente no site da editora / Foto: Divulgação /

Uma senhora  que abandonou os estudos na juventude porque o pai não queria que escrevesse cartas para possíveis namorados; uma mãe que decide acompanhar a filha nos estudos após o assassinato de outro filho, deixando a jovem abalada; uma mulher que vem do interior trabalhar como babá para uma “família rica” e se vê obrigada a lavar até o carro dos patrões.

Essas são algumas das personagens do livro Eu Vou Até o Fim, Professor, de autoria de Jucimar Cerqueira dos Santos, professor do Instituto Federal de Roraima (IFRR) lotado no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) da instituição. Composta por 20 crônicas, a obra traz reflexões e percepções sobre o período em que o autor atuava na Educação de Jovens e Adultos em duas escolas do Município Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, em 2019.

Publicado pela Editora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o livro está disponível em formato digital e pode ser baixado gratuitamente no site da editora. Para isso, basta o interessado preencher um breve formulário com dados pessoais.

Conforme a apresentação da obra, trata-se de "um livro de afeto e humor no trabalho em sala de aula, que foge das formalidades que tentam impor ao trabalho docente. Este exige muitas articulações para viabilizar um ensino e aprendizagem que atendam à diversidade de seus estudantes".

Com uma linguagem simples e leve, o autor compartilha experiências profundas, vivenciadas no estado natal. Natural de Salvador, o docente está há pouco mais de três anos em Roraima, onde assumiu o cargo de professor efetivo no IFRR.

Santos é doutorando em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde concluiu o mestrado no Programa de História Social, com ênfase na linha Escravidão e Invenção da Liberdade, e a graduação em História. Também concluiu várias especializações em outras instituições de ensino. Além do livro recém-publicado, ele escreveu A Febre da Ocasião: Escolarização Noturna com Trabalhadores Livres, Libertos e Escravizados na Bahia (1870-1889), obra publicada pela mesma editora (UFS). O currículo completo do autor pode ser conferido na Plataforma Lattes.

SOFIA LAMPERT

Categoria:Educação

Deixe seu Comentário