Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima elege nova diretoria

O encontro aprovou um documento intitulado “Carta de março pela proteção integral das crianças e adolescentes de Roraima” / Foto: Divulgação /

O auditório da central Única dos Trabalhadores - CUT, foi o local escolhido pelas 32 organizações da sociedade civil organizada que integram o fórum dos direitos da criança e do adolescente de Roraima para a realização do seu encontro estadual deste ano. O evento foi realizado na sexta-feira passada (14) e teve o objetivo de montar um calendário macro de ações, composição das comissões de trabalho.

As comissões serão coordenadas pelas organizações Txoli do Povo Ninan - Taner na de Mobilização, Associação dos Estudantes de Roraima – Assoer de Articulação, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima – Sinjoper de Informação e Associação dos Filhos e Amigos do Ashé Tatá Bokulê – Afatabe na de Formação. Os 46 delegados presentes escolheram por unanimidade a nova composição da mesa diretora do Fórum DCA Roraima Coordenadora executiva: Atener Ambrósio (TANER), Coordenador Adjunto: João Pinheiro (SINJOPER) e Coordenador de Articulação: Arlisson Nascimento (ASSOER).

O encontro aprovou um documento intitulado “Carta de março pela proteção integral das crianças e adolescentes de Roraima”. O conselheiro do Conselho nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves, representante da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ e do Fórum Nacional dos Direitos da criança;a e do Adolescente - FNDCA, participou do encontro e destacou o trabalho e empenho de toda a sociedade civil roraimense na pauta e fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente SGDCA.

“Fico feliz por toda essa mobilização estadual e feliz de ter colaborado pela reorganização do Fórum DCA local no ano de 2023. Continuamos na luta e desejando sucesso à nova mesa diretora do fórum”, destacou.  

_________________________________ 
CARTA DE 'MARÇO' PELA PROTEÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE RORAIMA
 
Às Organizações da Sociedade Civil que atuam na área da infância, adolescência e juventude, integrantes do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Fórum DCA/RR), reunidas na cidade de  Boa Vista - para a realização do seu Encontro Estadual em 14 de março de 2025 -  com o objetivo de fortalecer o SGDCA e aprovar seu planejamento para às ações vindouras, apresenta tal documento, preocupados com o crescente aumento na violação de direitos humanos de crianças e adolescentes no estado.
 
Atestamos o esforço dos atores do SGDCA, mas ainda precisamos de respostas imediatas do poder público em relação a situação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. São diversos problemas relacionados à ineficiência das políticas públicas de proteção básica com a vulnerabilidade social urbana de mulheres, crianças e adolescentes em situações de rua, caso semelhante ao do povo Yanomami,Sanumã e a ocupação espontânea do povo Warao na Zona Oeste da Capital.  Em especial a questão Warao, a demora na resposta ocasionou problemas de mortes de crianças e jovens-adultos, crianças fora de creches, escolas de educação infantil e ensino fundamental.
 
A criança e o adolescente são prioridade absoluta e precisam de atenção urgente do ESTADO, nas três esferas: municipal, estadual e federal.
 
Nós da sociedade civil organizada, nos colocamos à disposição das autoridades para juntos fortalecermos o sistema e a rede de proteção integral da criança e do adolescente no estado de Roraima. 

Em breve estaremos divulgando os encaminhamentos gerais do encontro e calendário macro do planejamento estratégico de 2025/2026 do Fórum DCA RORAIMA.
 
Boa Vista-RR, 14 de março de 2024.


DA REDAÇÃO

Categoria:Política

Deixe seu Comentário