BOAS-VINDAS: DPE-RR recebe estagiários de Direito com treinamento de integração

Cada estudante atuará em um gabinete específico, o que permitirá uma especialização na área designada / Foto: Ascom/DPE-RR /

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) deu as boas-vindas a um grupo de sete estagiários de Direito, na segunda-feira (4). Organizado pela Escola Superior da DPE (Esdep) em parceria com o Departamento de Recursos Humanos (DRH), o momento foi marcado pelo treinamento de integração, direcionado à capacitação para suas futuras atribuições na instituição.

O defensor público e secretário-geral da DPE-RR, Frederico Leão, apresentou uma visão abrangente sobre a organização interna da Defensoria Pública, destacando suas áreas de atuação e as funções jurisdicionais e extrajudiciais.

Ele também enfatizou a relevância da carreira na Defensoria Pública, esclarecendo a autonomia funcional, administrativa e financeira da instituição.

“Fizemos um breve histórico da Defensoria Pública em nível nacional e estadual, destacando os marcos normativos que regulamentam a instituição. Destacamos a importância do estágio, pois oferece ao aluno a oportunidade de conhecer de perto a instituição e outras carreiras jurídicas, ajudando-o a escolher seu futuro caminho profissional”, declarou.

Os estudantes receberam ainda um treinamento sobre o Sistema de Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar), usado nos atendimentos da instituição. As instruções foram repassadas pela equipe interna de Tecnologia da Informação, para que o grupo se sinta preparado para atuar nas demandas do dia a dia.

Para Iury Moreira, estudante do sétimo semestre de Direito, a experiência já se mostra enriquecedora. “Minha expectativa aqui na Defensoria é ganhar mais conhecimento e aprofundar meus estudos na área de Direito. O treinamento de hoje foi muito enriquecedor, pois aprendi como a Defensoria funciona internamente e me motivou a querer me aprofundar mais na instituição, na área cível e de família”, afirmou.

Cada estagiário terá a oportunidade de atuar em um gabinete específico, o que permitirá uma especialização na área designada. A experiência prática em um ambiente de trabalho real é fundamental para o desenvolvimento de competências essenciais, como a análise de processos, a elaboração de peças jurídicas e o atendimento ao público.

“Os gabinetes da DPE-RR abrangem diversas áreas, como direito civil, direito de família e direitos humanos, permitindo que os estagiários se aprofundem nas particularidades de cada campo. Essa imersão é crucial para que os estudantes compreendam as nuances da prática jurídica e construam uma base sólida para suas carreiras futuras”, acrescentou Frederico.

DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário