Estudantes do SESI Roraima são destaques em competições de robótica no Brasil
Postado
19/11/2024 09H39
Equipes de robótica da Escola SESI-RR, premiadas no Torneio Regional de Robótica First Lego League (FLL), realizado em Manaus-AM / Foto: Ascom/Sesi-RR /
As equipes de robótica da Escola do SESI Roraima trouxeram para casa diversas premiações conquistadas com seus projetos inovadores durante as competições Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR e o Torneio Regional de Robótica First Lego League (FLL). Os eventos, realizados simultaneamente na última semana, nos Estados do Amazonas e Goiás, reuniram estudantes de alto nível, oriundos de diversas regiões do país.
Dentre as equipes de robótica do SESI-RR premiadas na OBR 2024, realizada entre 11 e 17 de novembro em Goiânia, estão: Macunaíma, representada pelos alunos Cleveson Arthur Souza Diniz de Almeida e Vinícius Rafael de Souza Hermogens de Lima, que levou o “Prêmio de Inovação”; e a equipe Estrela do Norte, representada pelas alunas Regina Lara Manfer Rondon do Prado e Sofya Mel Amaral França, conquistaram o prêmio de “Melhor Programação”. A competição, de altíssimo nível, reuniu 80 equipes de todo o Brasil e destacou o talento e a dedicação dos alunos do SESI Roraima.
Já em Manaus, durante o Torneio FLL 2024, a equipe Estrela do Norte conquistou o 3º Lugar na categoria “Desempenho do Robô”; e a CoreTech, recebeu a Premiação “Estrela Iniciante”. Além disso, não só os alunos trouxeram títulos, o técnico Dennis Rodrigues Padilha também foi premiado na categoria “Técnico Destaque”.
O evento regional, que aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro, teve como objetivo incentivar os alunos a buscar soluções para problemas da sociedade moderna a partir de um mergulho no conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
EQUIPES DE ROBÓTICA
Ao todo, participaram das competições 23 alunos da Escola do SESI-RR, de diferentes turmas, distribuídos em quatro equipes: Macunaíma, Estrela do Norte, Engenheiro em Ação e Coretech, do técnico Dennis Padilha.
As equipes são destaques em competições na modalidade, e juntas, já trouxeram diversas premiações para Roraima, incluído o 1º lugar nas categorias Champions, Desempenho do Robô e Robô, nas etapas regionais, de um dos maiores torneios do mundo, a First Lego League (FLL), em 2023.
COMPETIÇÕES A NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL
Olimpíada Brasileira de Robótica – Formada por professores e pesquisadores da área de robótica e tecnologia das maiores e melhores instituições do Brasil, a OBR é uma instituição sem fins lucrativos destinada a estudantes brasileiros de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico e tem como objetivo incentivar a robótica no processo educacional. O conteúdo integra robótica e inteligência artificial com as disciplinas escolares, para desenvolver soluções práticas e tecnologias avançadas.
First Lego League (FLL) – é um programa internacional sem fins lucrativos, operacionalizado no Brasil, desde a temporada 2012-2013, pelo Departamento Nacional do SESI. A ação foi criada por instituições dos Estados Unidos para incentivar a ciência e a tecnologia entre as crianças e jovens.
DA REDAÇÃO
Categoria:Educação