Iphan-RR promove programação especial no Mês da Consciência Negra
Postado
20/11/2024 11H42
Eventos debatem sobre preservação do Patrimônio Cultural de matriz africana, indígena e da Literatura de Cordel / Foto: Divulgação /
Em alusão ao Mês da Consciência Negra, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Roraima (Iphan-RR) está com programação especial para a próxima quinta-feira (21). O Encontro Salvaguardar Afetos: pela preservação do Patrimônio Cultural dos Povos de Religiões de Matriz Africana e Afro-Brasileira de Roraima será realizado às 18h30, no Templo de Umbanda Ogum Yara, em Boa Vista (RR).
O encontro é voltado para os povos de terreiros e comunidades tradicionais e pretende mostrar os resultados da primeira edição do evento, realizado em 2023 e que possibilitou a elaboração de relatório com as principais demandas das comunidades em relação à preservação e a valorização do Patrimônio Cultural de Matriz Africana. O relatório será apresentado e compartilhado com outros órgãos para planejamento coletivo de ações voltadas ao tema.
De acordo com a superintendente do Iphan-RR, Larissa Guimarães, o momento busca dar continuidade às ações que o Iphan em Roraima já vem realizando nos últimos anos. “Os diálogos não cessaram, e faz parte da política pública ampliar os espaços de participação social para pensarmos em estratégias para salvaguardar as referências culturais de povos e comunidades tradicionais de matriz africana no estado, de forma transversal, pois o campo patrimonial abarca diversos aspectos da vida. O Comitê Permanente para Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (Copmaf) do Iphan nos fortalece institucionalmente neste caminho”.
Reconhecimento do Areruya Ingarikó
Além disso, outros dois eventos serão realizados no dia 21 de novembro. A Reunião Ampliada pelo Processo de Registro do Areruya Ingarikó como Patrimônio Cultural do Brasil vai apresentar os encaminhamentos realizados acerca do reconhecimento do ritual indígena Areruyá Ingarikó na região do Wîi Tîpî, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no município de Uiramutã (RR). O evento conta com a parceria do Conselho do Povo Indígena Ingarikó (Coping) e da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A programação será realizada às 9h da manhã, no auditório do Centro de Ciências Humanas da UFRR, em Boa Vista (RR).
Na ocasião também será apresentado sobre o processo de reconhecimento e proteção federal para bens culturais imateriais, que abrange celebrações, práticas, saberes, ofícios, formas de expressão, dentre outros. O evento busca, ainda, estabelecer parcerias em prol do processo para reconhecimento de patrimônios culturais em diálogo com os povos indígenas.
Literatura de Cordel
Por fim, o Iphan-RR realizará, às 14h30, o Encontro de Mobilização para a Salvaguarda da Literatura de Cordel em Roraima. A atividade faz referência ao "Dia do Cordelista", celebrado em 19 de novembro. Trata-se de uma reunião com cordelistas do estado, com o objetivo de apresentar a política do Iphan para a salvaguarda dessa forma de expressão cultural. O encontro também será realizado no auditório da UFRR.
A reunião conta com a parceria do Programa de Pesquisa e Extensão Memorial de Narrativas e Práticas Socioculturais em Roraima da UFRR e do Centro de Ciências Humanas da UFRR.
DA REDAÇÃO
Categoria:Arte e Cultura