TRE-RR cassa mandatos do governador Antonio Denarium e do vice Edilson Damião
Postado
19/11/2024 14H42
A corte regional absolveu o senador Dr. Hiran Gonçalves e seus suplentes, que constavam no mesmo processo / Foto: Divulgação /
Em sessão do Pleno realizada na manhã desta terça-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) julgou mais uma Ação de Impugnação de Mandado Eletivo (AIME nº 0600001-82.2023.6.23.0000) contra o governador Antonio Denarium (PP), o vice-governador, Edilson Damião (Republicanos) e o senador Dr. Hiran Gonçalves (PP) e seus suplentes. Por 6 votos a 1, o TRE-RR decidiu pela cassação de Antonio Denarium e Edilson Damião.
Essa é a quarta vez que Denarium tem o mandato cassado pelo TRE-RR. Das três ações anteriores, uma foi revertida pelo Tribunal Superior Eleitoral, e duas ainda estão pendentes de decisão. A corte deverá receber mais a ação de hoje para analisar.
Trata-se de mais uma ação impetrada pela coligação Roraima Muito Melhor (MDB/PL/PSB/PMB), da ex-candidata a goveradora Teresa Surita, com as mesmas acusações dos processos anteriores já em análise pelo TSE:
- distribuição de bens e benefícios em ano eleitoral
- uso de recursos públicos
- realização de eventos, como o “Festival da Melancia”, com caráter político e eleitoral
- transferências financeiras irregulares para municípios aliados do governador
- pagamentos milionários sob um acordo extrajudicial, próximo ao período eleitoral
- nomeação de centenas de cabos eleitorais às vésperas da eleição de 2022.
Contra o senador Dr. Hiran Gonçalves, as acusações são: uso de clínicas privadas para atendimentos médicos gratuitos com fins eleitorais, recebimento de dinheiro de fontes vedadas e movimentação de recursos fora do período eleitoral em conta pessoal, o que configuraria captação ilícita. No entanto, os juízes decidiram absolver o senador e seus suplentes.
Até o momento, nenhum dos políticos acusados de manifestou sobre a decisão do TRE-RR.
WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com) - com informações: FOLHA BV e POLÍTICA MACUXI
Categoria:Política