RÁDIO ASSEMBLEIA: Em três anos, emissora conquista preferência dos roraimenses com conteúdo diversificado

Material da 98,3 FM pode ser conferido no site da Assembleia Legislativa ou no canal do YouTube e Facebook / Foto: Eduardo Andrade /

Neste domingo (21), a Rádio Assembleia (98,3 FM), uma emissora pública vinculada à Rádio Senado, completa três anos. Nesta caminhada de pouco mais de mil dias, esse canal de radiodifusão que veio para mostrar as ações da Casa Legislativa andou a passos largos, desbravou fronteiras e tem conquistado a preferência dos roraimenses com conteúdo diversificado.

“A gente já imaginava que seria assim, mas foi muito rápido. Três anos é pouco tempo para a credibilidade que adquirimos no Estado de Roraima, principalmente no interior. Vemos pelo programa do seu Antônio [Música que a gente gosta] que as pessoas fazem questão de mandar mensagem, de dizer que está acompanhando, porque, além de música, a população consegue acompanhar as ações do Poder Legislativo e as notícias de utilidade pública. Não é só entretenimento, é cultura, é lazer e é muita informação”, disse a superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Sônia Lúcia Nunes.

A expansão na grade de programação é uma forma de democratizar o acesso à informação, disponível na palma da mão de qualquer cidadão.

“A internet ainda não é democrática, mas a gente sabe que quase todo mundo tem um celular, e, se tiver acesso à internet, poderá sintonizar e acompanhar a programação não só pela 98,3, mas no site da Assembleia ou no próprio canal do YouTube, e rádio web. São várias tecnologias que a gente está agregando para levar informação do Poder Legislativo a mais pessoas”, ressaltou Sônia Nunes.

E todo esse conjunto de ações em torno da Comunicação da Casa Legislativa, lembrou Sônia, conta com o aval da Mesa Diretora, que não mede esforços para que a população roraimense fique inteirada sobre os atos do Parlamento roraimense.

“O presidente [da ALE-RR] Soldado Sampaio [Republicanos] tem dado todo o apoio para que a comunicação se expanda e chegue até a ponta, que é o cidadão, que é para quem a gente realmente trabalha e a quem deve transparência das ações que acontecem aqui no Parlamento”, reforçou.

Sampaio lembrou que quando decidiu investir na Rádio Assembleia houve certa resistência de algumas pessoas ao comparar com o advento das redes sociais.

“Nosso projeto era modernizá-la sob o aspecto técnico, mas houve quem indagasse por que, em tempos de redes sociais, eu estava querendo valorizar uma emissora de rádio. O motivo é simples: o rádio é um dos pilares da comunicação moderna que durante várias décadas foi o principal veículo de comunicação e que, com magia e dinamismo, permite a interatividade do cidadão onde estiver. Com a Rádio Assembleia, estamos dando maior transparência às ações do Parlamento Estadual, facilitando para o cidadão acompanhar de perto todas os 24 deputados estaduais e a própria Assembleia”, ressaltou Sampaio.

Ele destacou que, além de aproximar ainda mais o Parlamento do cidadão, a programação da Rádio Assembleia contempla entretenimento, informação e utilidade pública.

“A qualidade é única, com excelentes profissionais, que fazem com que a emissora se torne uma das preferidas dos ouvintes. Aproveito para parabenizar os profissionais da Comunicação que fazem da nossa Rádio Assembleia uma das melhores emissoras de Roraima, e parabenizo também nossos ouvintes, pela audiência diária.”

Camila Dall’Agnol, diretora da TV e Rádio Assembleia, lembrou que a trajetória desses três anos é marcante e que no início a grade local de programação contava apenas com quatro horas durante a semana.

“Eram o programa do seu Antônio, o Parlamento de Ponta a Ponta, a transmissão das sessões e o jornal diário Assembleia Informa. Hoje temos essas quatro horas de programação preenchidas, de segunda a segunda, o que para gente é motivo de muito orgulho”, disse Camila.

A diretora lembrou que, além da programação ser diminuta, havia muitas limitações por causa da estrutura.

“Com apenas três anos no ar, hoje a gente tem uma excelente estrutura, considerada a mais moderna, a melhor da Região Norte. Isso nos traz muito orgulho e muitas possibilidades também de produção, de crescimento. Temos a certeza de que essa estrutura, tão bem montada e organizada, vai nos proporcionar ainda mais crescimento”, vislumbrou.

A coordenadora da Rádio Assembleia, Joselinda Lotas, destacou que a TV é feita por várias mãos e já desponta entre as melhores, reconhecida inclusive na participação de premiações na área do radiojornalismo.

“Apesar de a equipe ser pequena, todos se ajudam com o intuito de levar a melhor informação aos nossos ouvintes, para que interajam e vejam tudo aquilo que está se passando dentro da Assembleia Legislativa, ao vivo. Temos um intenso fluxo de mensagens com pedidos de música, de reclamação, porque o ouvinte usa a rádio para falar do que precisa melhorar no nosso Estado. Ano passado, a Rádio Assembleia participou pela primeira vez de um concurso de jornalismo do Sebrae e, apesar de pouco tempo, foi premiada com a segunda colocação. Isso nos deixa muito felizes!”, afirmou.

MARILENA FREITAS

Categoria:Jornalismo e Comunicação

Deixe seu Comentário