Sampaio propõe concurso para o Corpo de Bombeiros de Roraima, com 320 vagas

Durante a sessão desta terça-feira, Soldado Sampaio destacou a importância do concurso público para o Corpo de Bombeiros de Roraima / Foto: Divulgação /

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), protocolou uma indicação parlamentar solicitando ao Governo do Estado a realização de concurso público para contratação de 320 novos militares para o Corpo de Bombeiros de Roraima. A proposta prevê a divisão dessas vagas entre cadetes e soldados.

Segundo Sampaio, o quadro efetivo da corporação está desatualizado há anos, contando atualmente com apenas 504 bombeiras e bombeiros, entre praças e oficiais.

“É notório, e os dados oficiais da corporação demonstram isso, que o Corpo de Bombeiros Militar está atualmente com efetivo defasado, sendo que detém o menor número de integrantes de todos os órgãos da segurança pública roraimense”, afirma o deputado.

O parlamentar destaca que o efetivo atual do Corpo de Bombeiros foi definido pela Lei 319, de 2001. “O efetivo foi previsto há mais de 20 anos. Hoje seriam necessários em torno de 60% mais Bombeiros Militares para atender todo o estado, inclusive para interiorizar esses profissionais para atendimento dos municípios”, justifica Sampaio.

Ele enfatiza que a recomposição do efetivo é essencial para enfrentar as mudanças climáticas recentes, que têm causado severas estiagens, intensas chuvas e emergências rotineiras de incêndios, buscas e salvamentos.

Outra preocupação do deputado é a escassez de oficiais. Atualmente, há apenas 28 vagas para o posto de 2º Tenente. “Com muitos oficiais prestes a serem promovidos, a necessidade de novos cadetes é ainda mais urgente”, alerta Sampaio. Ele explica que o curso de formação de oficiais, que dura três anos, seguido de seis meses na condição de aspirante a oficial Bombeiro Militar, agrava ainda mais a defasagem, caso não seja realizado um novo concurso.

Utilidade Pública

O deputado Sampaio também protocolou um projeto de Decreto Legislativo na Assembleia, propondo que a Casa declare como de utilidade pública o Instituto de Pesquisa Vavá de Oliveira (IPVO). O objetivo é fortalecer as atividades desenvolvidas pela entidade na capital, Boa Vista.

Sampaio destaca que o Instituto Vavá de Oliveira realiza atividades esportivas e sociais para idosos, crianças e adolescentes. “Não restam dúvidas de que o Instituto Vavá de Oliveira presta um serviço relevante à sociedade roraimense. A declaração de utilidade pública permitirá que a entidade desenvolva ainda melhor seu papel institucional”, conclui o deputado.

DA REDAÇÃO

Categoria:Política

Deixe seu Comentário