SOS RIO GRANDE DO SUL: Após missão em apoio ao povo gaúcho, bombeiros retornam a Roraima

Os militares foram recebidos no Palácio Senador Hélio Campos pelo vice-governador Edilson Damião, pelo comandante-geral do CBMRR, cel. Anderson Carvalho, autoridades e familiares / Foto: Secom-RR /

A equipe do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) que se encontrava na Missão SOS Rio Grande do Sul, retornou a Roraima na manhã desta sexta-feira, após 37 dias de operativo e logística.

A equipe composta por 15 bombeiros militares especialistas em diversas áreas de salvamento, enfrentou uma longa jornada para auxiliar a população do Rio Grande do Sul, que enfrenta uma das maiores catástrofes naturais da história do Estado e do País.
 
A equipe saiu do Rio Grande do Sul no dia 4 de junho em um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira, transportando as três picapes e o caminhão da corporação militar rumo a Brasília (DF). Depois, a equipe pegou a estrada e iniciou o deslocamento, chegando a Roraima nesta sexta-feira, 14.
 
Os militares foram recebidos no Palácio Senador Hélio Campos pelo vice-governador Edilson Damião, pelo comandante-geral do CBMRR, coronel Anderson Carvalho de Matos e autoridades, além dos familiares.

O tenente-coronel Gelbesson Pinheiro, comandante da missão, enalteceu o trabalho realizado pela equipe.

“Nos deparamos com muitas dificuldades, o clima muito atípico ao nosso. Pegamos temperaturas abaixo de zero, e esse mérito todo é dessa equipe que está em forma, e por isso os parabenizamos”, declarou.

O coronel Anderson Carvalho relatou a satisfação de o Estado de Roraima ter apoiado a população gaúcha.

“É muito gratificante ter essa oportunidade de mostrar nossa solidariedade, desde os primeiros dias já desenvolvemos o planejamento e sabíamos que íamos enfrentar muitos contratempos, mas a missão foi cumprida com êxito”, declarou.
 
O vice-governador Edilson Damião destacou a capacidade técnica dos militares empenhados. “Os bombeiros roraimenses estão preparados para cumprir qualquer missão e isso ficou comprovado com o excelente trabalho humanitário realizado no Rio Grande do Sul. Por isso nosso muito obrigado”, finalizou.

MISSÃO

A equipe do Corpo de Bombeiros, autorizada pelo Governo do Estado, embarcou na importante missão no dia 9 de maio rumo à cidade de Porto Alegre, que se encontrava arrasada pelas chuvas dos últimos dias.

Com o objetivo de prestar auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul nas ações emergenciais de socorro à população, o comboio partiu em três caminhonetes e um caminhão levando equipamentos de mergulho, embarcações, materiais de salvamento, além de esperança à população.
 
A equipe chegou a Porto Alegre no dia 17 de maio e, já no dia seguinte, iniciou os trabalhos de busca atuando em quatro frentes em Caxias do Sul, a procura de vítimas que ainda se encontravam desaparecidas.

Posteriormente, a equipe também atuou nos municípios de Vacaria e Bento Gonçalves. Ao decorrer de 15 dias, a equipe de Roraima trabalhou incansavelmente nas regiões afetadas por inundações e deslizamentos de terra, vindo a localizar o corpo de uma vítima.

No dia 31 de maio, a equipe de Roraima concluiu seus trabalhos no Rio Grande do Sul e deu início à preparação para o retorno para a capital roraimense, finalizando a operação com uma emocionante recepção realizada pelos familiares no Palácio Senador Hélio Campos.
 
Abaixo, os nomes dos guerreiros que participaram da missão:
 
- Tenente-coronel Gelbesson (chefe da missão)
- Major Natan
- Major Terra
- Capitão Crispim
- Capitão Patrick
- 1º Tenente Sérgio Auler
- 2º Tenente Armando
- 2º Tenente Gilmar
- Subtenente Erberson
- 1º Sargento Pinheiro
- 1º Sargento Jean Silva
- 1º Sargento Negreiros
- 3º Sargento Cássio Santos
- 3º Sargento Jocimar
- 3º Sargento Neilton

RAUSTMAN GONDIM

Categoria:Segurança

Deixe seu Comentário