Amor Caipira é a quadrilha campeã do grupo especial do Boa Vista Junina 2024

A quadrilha Espantalho Junino foi a campeã do grupo de Acesso e a Coração do Sertão do grupo Emergente  / Foto: Semuc/PMBV /

Trazendo o cordel para o tablado do Maior Arraial da Amazônia, a quadrilha Amor Caipira consagrou-se campeã do grupo especial do concurso de quadrilhas do Boa Vista Junina 2024 com o tema “Vem dançar, Cantar e se Apaixonar com o Cordel da Amor Caipira no Arraiá”. Em segundo lugar ficou a Quadrilha Zé Monteirão e em terceiro, a Eita Junino. Os três grupos empataram e no quesito desempate, a Amor Caipira levou a melhor.

“Trouxemos um tema muito bonito e complexo, que é a literatura de cordel. Conseguimos desenvolver esse tema no tablado, resultando na nossa vitória e estamos muito felizes de poder representar Roraima no concurso nacional em Brasília”, disse o presidente da Amor Caipira, Daniel. Mangabeira.

Pelo grupo de Acesso, a Quadrilha Espantalho Junino, com o tema “Em uma noite de quermesse, Santo Antônio faz a festa” conquistou o título de campeã e no próximo ano disputa o concurso pelo grupo especial. “Trabalhamos muito para chegarmos a esse resultado e conquistar o título de campeã”, disse o presidente da quadrilha, Regis Silva.

Pelo grupo Emergente, a conquista do título de campeã ficou com a Coração do Sertão, com o tema “Coração do Sertão, 20 anos de emoção”, que subiu para o grupo de Acesso. “Somos da comunidade do Truaru e nosso último título foi há 10 anos. O sentimento é de felicidade conquistar esse novo no nosso aniversário de 20 anos”, disse o coordenador do grupo, João da Cruz.

Durante as seis noites de disputa nas três categorias, os quadrilheiros mostraram no tablado todo o seu talento e criatividade, abordando temas profundos e reflexivos ao público que lotou as arquibancadas. “O esforço dos brincantes foi essencial. Foi um trabalho intenso, mas garantimos a vitória”, garantiu o presidente da quadrilha Coração do Sertão.

O prefeito Arthur Henrique falou da importância da valorização do movimento junino para a cultura roraimense. Ele destacou que para que o Boa Vista Junina e o concurso de quadrilhas sejam tão especiais e bonitos como são hoje, os investimentos vão muito além de proporcionar condições para que os grupos se preparem para subir ao tablado.

“Realizamos um grande trabalho para que eles também possam trocar experiências com quadrilheiros de outras partes do Brasil. Temos diversos arraiais que são referências no restante do país e, todos os anos, temos a oportunidade de enviar os campeões para o campeonato nacional de quadrilhas. Este ano não será diferente: vamos garantir as passagens para os 90 membros da quadrilha campeã, que representarão o estado de Roraima”, disse o prefeito ao declarar torcida para a representante de Roraima.

“Tenho certeza de que ficará entre as melhores do Brasil. Vamos mostrar mais uma vez que Boa Vista, no meio da Amazônia, tem um dos melhores arraiais do país”, destacou Arthur.

Confira o resultado geral:

Grupo Especial:

1º lugar – Amor Caipira
2º lugar – Zé Monteirão
3º lugar – Eita Junino
 
Grupo de Acesso:

1º lugar – Espantalho Junino
2º lugar – Tradição Macuxi
3º lugar – Joaninha Caipira
 
Grupo Emergente:

1º lugar – Coração do Sertão
2º lugar – Luar do Sertão
3º lugar – Sanfona Junina

ISAQUE SANTIAGO e SHIRLEIA RIOS

Categoria:Arte e Cultura

Deixe seu Comentário