MAIS SERVIDORES: Reunião de Comissão da ALE-RR discute necessidade de concurso público na área agrícola
Postado
30/05/2024 10H40
Gestores de instituições estaduais do setor da agricultura participaram do encontro e apresentaram grande demanda de servidores efetivos / Foto: Eduardo Andrade /
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou, nesta quarta-feira (29), uma reunião da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Previdência para debater a demanda de concursos públicos estaduais e o preenchimento de cargos na área da agricultura. O encontro teve a participação dos parlamentares Aurelina Medeiros (Progressistas), Jorge Everton (União) e, de forma virtual, Joilma Teodora (Podemos).
Para discutir o assunto, participaram da reunião gestores da Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater), Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Aderr) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).
Durante a reunião, gestores das instituições públicas ligadas à agricultura expuseram o déficit de profissionais para cumprir o serviço público, sobretudo na carência de servidores efetivos. A necessidade, conforme discutido na reunião, é principalmente na área fiscalizatória, atividade que somente pode ser realizada por servidores concursados.
“Foi um momento muito importante para que nós possamos mostrar a realidade, as necessidades e as oportunidades que temos dentro dos órgãos, com o intuito de trabalhar melhor a política pública. Isso foi extremamente relevante para que a gente possa planejar os futuros concursos”, enfatizou o secretário da Seadi, Márcio Granjeiro.
O presidente do Iater, Marcelo da Costa, contou que para desenvolver todos os projetos de assistência técnica voltada à agricultura familiar é necessário mais de 200 servidores. O gestor acredita que a reunião foi um importante passo para apresentar tais demandas à Casa Legislativa.
“O Iater é uma instituição que foi criada há pouco mais de dois anos e tem uma grande necessidade de pessoal, pois ainda não possui um corpo técnico próprio. Portanto, esta reunião foi de extrema importância para que possamos efetivar o quadro da instituição e, assim, atender à demanda por assistência técnica e rural no estado de Roraima”, disse o presidente.
A deputada Aurelina Medeiros, presidente da comissão legislativa, destacou que a reunião foi bem proveitosa e informou os próximos passos que a Comissão da ALE-RR.
“A Assembleia Legislativa é frequentemente demandada pela questão dos servidores e temos uma grande preocupação com o setor agrícola, pois o último concurso público realizado na área foi em 2003. Então, hoje nos reunimos para que cada instituição possa dimensionar suas necessidades e especificar os próximos passos, para que em seguida, nos encontremos com o governador para apresentar essas demandas”, informou a parlamentar.
Conforme decidido no encontro, a próxima reunião para continuar o debate do assunto está prevista para a quinta-feira (6).
No Flickr da Assembleia Legislativa são encontrados os registros fotográficos da reunião da comissão legislativa.
ANDERSON CALDAS
Categoria:Política