EM RORAINÓPOLIS: Escola Estadual na Vila do Equador e Ginásio Poliesportivo da sede do município são reinaugurados
Postado
27/05/2024 11H27
Paralela às reinaugurações a ação Governo Presente ofereceu atendimentos médico, social e jurídico aos moradores / Foto: Neto Figueredo /
O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realizou, neste fim de semana, mais duas importantes reinaugurações que marcam o avanço da infraestrutura educacional e esportiva no município de Rorainópolis.
A Escola Estadual 1º de Maio, na Vila do Equador, e o Ginásio Poliesportivo Antonio Assunção da Costa, na sede, ambos reformados, foram entregues à comunidade com cerimônias festivas e a presença de autoridades, dentre elas o Governador Antônio Denarium, deputados, secretários de Estado, além de professores, alunos e a comunidade escolar.
Paralela à reinauguração aconteceu mais uma edição do Governo Presente, levando atendimento médico, social e jurídico aos moradores.
Reinauguração da Escola 1º de Maio
A reforma da escola era uma reivindicação antiga dos moradores da Vila do Equador. A unidade passou por uma reforma geral, sendo esta a primeira desde 2007. Com um investimento de R$ 5 milhões, as obras incluíram a troca de pisos, paredes, telhado, pintura, reparos na parte elétrica e hidráulica e a construção de banheiros acessíveis.
Além disso, a escola agora conta com novos materiais, como carteiras escolares, conjunto de mesas e cadeiras para o refeitório, armários, ventiladores, centrais de ar, freezers, geladeiras, Smart TV de 50 polegadas, dentre outros.
A quadra esportiva também foi recuperada, incluindo a troca de alambrados, pintura, telhado e a construção de novos banheiros e vestiários.
O governador Antonio Denarium destacou a importância da obra para a comunidade. “A nossa meta é garantir que todas as escolas de Roraima sejam revitalizadas e recebam mobiliários novos. A cantina e o depósito estão abarrotados de merenda escolar, com carne, frango, peixe para que os alunos tenham uma boa refeição aqui no Equador também”, disse.
Evelle Antoneide Oliveira é estudante da escola desde o início do ensino fundamental. Hoje no ensino médio, ela vê as mudanças estruturais que a escola alcançou.
“Hoje em dia eu acho a escola muito boa porque tem duas centrais de ar em cada sala, as carteiras são muito boas e no quantitativo correto, os banheiros melhoraram bastante. Antes estava tudo quebrado e o chão muito sujo. Além disso, a paisagem agora também pode ser um ambiente para tirar fotos”, disse a estudante.
Reinauguração do Ginásio Poliesportivo de Rorainópolis
Na parte da tarde, foi a vez da reinauguração do Ginásio Poliesportivo Antonio Assunção da Costa, homenagem a um dos antigos professores e moradores da cidade, falecido em 1991.
Com um investimento de R$1,3 milhão proveniente de emenda parlamentar do ex-deputado Ottaci Nascimento com contrapartida do Governo de Roraima, o Ginásio passou por uma série de melhorias, incluindo a troca da parte elétrica e hidráulica, reforma do piso, pintura, instalação de telhas termoacústicas, cadeiras nas arquibancadas e rampas de acessibilidade.
O secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, enfatizou a importância do investimento principalmente para o desporto escolar. “Ao todo, são oito ginásios totalmente revitalizados em todo o Estado. É o Governo de Roraima trabalhando para o desporto, cada dia se fortalecendo para a melhoria do nosso esporte”, afirmou.
Marcos Antonio Costa é um dos quatro filhos do patrono do Ginásio e expressou sua emoção durante a cerimônia e descerramento da placa inaugural. “Para mim é uma satisfação estar mais uma vez neste Ginásio, gostaria de agradecer a todos os envolvidos e a minha família”, finalizou.
Investimentos em infraestrutura e educação
As reinaugurações fazem parte de um amplo programa de investimentos em infraestrutura escolar e esportiva. Desde 2020, em Rorainópolis, várias escolas foram reformadas e revitalizações estão em andamento.
Em todo o Estado já foram entregues 52 escolas estaduais, na capital, interior e comunidades indígenas.
O município conta atualmente com nove escolas estaduais atendendo a um total de 3.366 alunos, segundo dados do Censo Escolar de 2023. Entre as instituições já beneficiadas estão a Escola Estadual José Bonifácio, no baixo Rio Branco e a Escola Estadual Professor Leopoldo Campelo, na Vila Jundiá.
LAYSE MENEZES
Categoria:Educação