MECHAS DA ESPERANÇA: Secretaria Especial da Mulher recebe mechas de cabelo doadas pelo Colégio Adventista de Boa Vista

A doação é fruto da campanha ‘Amor em cada fio’, organizada pela unidade de ensino e que contou com a participação de docentes, discentes e a comunidade em geral / Foto: Marley Lima /

A Secretaria Especial da Mulher (SEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), recebeu nesta sexta-feira a doação de 100 mechas de cabelo do Colégio Adventista de Boa Vista para a campanha permanente “Mechas da Esperança”, desenvolvida em parceria com a Liga de Combate ao Câncer.

A entrega foi feita pelo gestor da instituição, Sandro Alves, acompanhado de quatro estudantes que participaram da campanha “Amor em Cada Fio”, que mobilizou discentes, docentes e a comunidade escolar. A unidade de ensino fez parceria com um salão de beleza e juntos iniciaram a campanha que durou um mês.

“A campanha ‘Amor em cada fio’ tem dois objetivos. O primeiro é ensinar para as nossas alunas, na prática, como é demonstrar amor ao próximo. O segundo objetivo é realmente colaborar, contribuir com as mulheres que estão num momento tão delicado das suas vidas, enfrentando uma doença tão terrível”, contou o gestor.

A estudante Helena Sara dos Santos Padilha, de 9 anos, emocionou as pessoas ao destacar o motivo que a fez doar e como se sentiu ao participar da campanha. “Eu fiquei feliz porque eu sei que outra pessoa vai ficar mais feliz ainda”, disse a aluna, ao destacar que pretende deixar o cabelo crescer para fazer uma nova doação.

Helena Sara contou que é apaixonada pela personagem da Disney, Rapunzel, por conta do seu imenso cabelo, motivando-a a deixar crescer. “Sempre gostei muito da Rapunzel e por isso deixei crescer o meu cabelo. Quando falei para o meu pai que iria doar meu cabelo, ele falou assim, ‘não, você não pode cortar, demorou tanto tempo pra crescer’, mas insisti e no salão a moça mandou eu esperar um pouquinho e quando eu vi, o meu cabelo já estava cortado”, relatou sorrindo.

Glauci Gembro, diretora da Secretaria Especial da Mulher, explicou que a campanha ‘Mechas da Esperança’ nunca parou e que ao longo do ano as doações vão chegando. “Hoje a Escola Adventista de Boa Vista muito nos honrou com a campanha 'Amor em cada fio' escolhendo a Secretaria Especial da Mulher para entregar essas mechas de cabelo. É uma doação linda de generosidade, porque assim vamos entregar um número muito maior de perucas à Liga de Combate ao Câncer”, comemorou.

Glauci explicou que a instituição está de portas e braços abertos para receber doações de mechas de cabelo, que podem ser a partir de 15 centímetros, independente do cabelo ter química. “Podem fazer as doações as quais podem ser entregues em qualquer unidade da Assembleia Legislativa. Depois que nós recebemos os cabelos, encaminhamos para a pessoa que produz essas perucas para, posteriormente, entregarmos em novembro às mulheres que necessitam”, detalhou.

Sobre a SEM

A Secretaria Especial da Mulher tem como objetivo promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Uma das suas missões é incentivar mulheres a romper ciclos de violência e outras violações de direitos, oferecendo atendimento multidisciplinar (psicológico, social, jurídico, orientação e informação), por intermédio do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME).

A SEM também disponibiliza à população os serviços do Centro Reflexivo Reconstruir, com auxílio psicológico, jurídico e social aos agressores, com intuito de contribuir para o fim do ciclo de violência doméstica e familiar.
 
Atendimento presencial:

• Boa Vista: Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida. Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para o almoço).

• Rorainópolis: Núcleo da Secretaria Especial da Mulher, na Rua Senador Hélio Campos, sem número, BR-174. O atendimento multidisciplinar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Atendimento remoto:

• ZAP CHAME: Por meio do número (95) 98402-0502, qualquer pessoa pode denunciar ou pedir ajuda. O informante não precisa se identificar, e a mensagem é mantida em sigilo absoluto. Técnicas do CHAME orientam de acordo com as demandas. Os atendimentos ocorrem 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados.

MARILENA FREITAS

Categoria:Ação Social

Deixe seu Comentário