MULHERES MIL: Certificação da segunda turma do curso Salgadeiro ocorre nesta sexta-feira (10)

A segunda turma do curso de Salgadeiro foi ofertada entre os meses de fevereiro e abril de 2024 / Foto: Ascom/IFRR /
 
Na noite desta sexta-feira (10), no auditório do Campus Boa Vista (CBV/IFRR), ocorrerá a solenidade de certificação da segunda turma do curso Salgadeiro, quando serão certificadas 23 mulheres integrantes do Programa Mulheres Mil.

Segundo a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, o processo de qualificação ofertado pelo Mulheres Mil representa, sobretudo, o empoderamento feminino.

“Mais uma vez temos a grata satisfação de estar certificando mulheres por meio do Programa Mulheres Mil, cujo significado reporta ao processo de formação e empoderamento feminino. O curso Salgadeiro, sem dúvida, representa a essas mulheres uma oportunidade de renda e independência financeira, além da formação empreendedora. Nesse sentido, nós, do Campus Boa Vista, expressamos nossa satisfação em proporcionar esse aprendizado como espaço aberto a mulheres, cuja vulnerabilidade requer um olhar efetivo de ações e práticas que possibilitem sua independência”, explicou.
 
Para a coordenadora-geral do programa Qualifica Mais no IFRR, Larisse Livramento, a certificação representa um marco para o programa. “Ressalto a importância da certificação do curso Salgadeiro como um marco significativo no programa 'Mulheres Mil', destacando o empoderamento feminino e a promoção da igualdade de oportunidades", disse.
 
A coordenadora da equipe multidisciplinar sistêmica do Mulheres Mil, Janira Lima, afirma que a participação no Mulheres Mil proporciona mudanças significativas tanto na vida de quem atua na gestão do programa como na vida de quem é beneficiado por ele.

“Trabalhar no Programa Mulheres Mil trouxe aprendizagem imensurável para minha vida profissional e pessoal, pois comprovamos a transformação de vidas a partir daquilo que ofertamos nos cursos. As participantes são incentivadas a dar continuação aos estudos e, por meio da capacitação, preparadas para o mundo do trabalho. Além disso, são estimuladas a gerir o próprio negócio”, relatou.

Entre outros objetivos, o curso Salgadeiro visa qualificar as mulheres para elaborarem massas e recheios para salgados, bolos, pães e pizzas, além de modelarem e acondicionarem, de forma segura, diversos tipos de salgados tradicionais e finos, levando em consideração as normas e os procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, de qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental.
 
Os impactos e os resultados são evidenciados na fala das cursistas, que veem na certificação a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Uma delas, Elizamar Sousa Lima, contadora que ainda não está atuando na função, conta que buscou a qualificação para tentar empreender no ramo de salgados.

“Eu achei o curso incrível! Aprendi muitas coisas novas e interessantes que vão me ajudar a crescer pessoal e profissionalmente. Essa qualificação é extremamente importante para mim, pois me dá novas habilidades e conhecimentos que posso aplicar no mercado de trabalho. Com essas novas habilidades, estou confiante de que poderei encontrar oportunidades melhores e aumentar minha renda, o que, por sua vez, vai ajudar a melhorar a qualidade de vida da minha família”, complementou. 

VIRGINIA ALBUQUERQUE

Categoria:Educação

Deixe seu Comentário