Eleição suplementar de Alto Alegre ocorre neste domingo (28) em clima de tensão

Nesta quinta-feira (25) a Polícia Federal realizou abordagens em veículos considerados suspeitos que circulavam pelo município / Foto: Divulgação /

A eleição suplementar para escolha de prefeito e vice-prefeito tampões do município de Alto Alegre ocorre neste domingo (28). Os eleitos ficarão no cargo até 31 de dezembro desde ano, isso porque, em 6 de outubro o município terá novo pleito, dessa vez para a escolha de prefeito, vice-prefeito e vereadores, nas eleições municipais regulares que ocorrerão em todo o Brasil para o quadriênio 2025-2028.

Conforme o secretário de Administração e Orçamento do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Jonilton Oliveira, por parte da Justiça Eleitoral todas as providências já foram tomadas para a realização da eleição suplementar em Alto Alegre.

"A Justiça Eleitoral já adotou todas as providências para a realização do pleito e convoco os eleitores para que participem livremente desse momento", afirma.

De acordo com Jonilton Oliveira, haverá 14 locais de votação, sendo quatro na sede do município e os outros 10 nas comunidades. O horário de votação será das 8h às 17h.

"É importante a gente lembrar também que essa eleição não é diferente das demais. Então, as proibições que já aconteciam nas outras eleições se mantêm. O eleitor não pode participar de aglomerações, não pode haver um ajuntamento de pessoas com cores que possam identificar os partidos que estão disputando as eleições, além de em razão de portaria recente da Juíza da Terceira e da Zona Eleitoral, não pode haver consumo de bebidas também desde as 23 horas do dia anterior, no dia 27, até as 19 horas do dia 28", enfatiza.

Eleitores aptos a votar

Conforme o artigo 3º da Resolução nº 513/2024 do TRE-RR, só poderão votar aqueles que estavam com o título eleitoral regularizado até 29 de novembro de 2023. Isso significa que estão aptos a votar 10.911 eleitores.

Dados estatísticos do TRE-RR revelam que, entre os eleitores aptos a votar na eleição suplementar de Alto Alegre, a maioria (ou 51%), é formada por pessoas do sexo masculino. As eleitoras são 49%.

Os jovens, com idade entre 25 e 34 anos, também são maioria: 22,66% do total de eleitores. O segundo grupo é formado por eleitores que têm entre 45 e 59 anos: 21,77%. Já em terceiro lugar aparecem os eleitores com idade entre 35 e 44 anos, que são 21,08%.

Clima de tensão

A eleição suplementar ocorre devido à cassação dos mandatos do então prefeito Pedro Henrique Machado e da vice-prefeita, Simone Elisabete Friedrich, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) pela prática de abuso de poder econômico nas Eleições de 2020. A decisão que foi mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de fevereiro de 2024.

Concorrem ao cargo de prefeito tampão de Alto Alegre nessa eleição suplementar Valdenir Magrão (MDB) e Wagner Nunes (Republicanos), que têm protagonizado trocas de acusações e disputas judiciais em que se acusam mutuamente do cometimento de irrgularidades durante a campanha eleitoral.

A Polícia Federal acompanha o desenrolar da campanha para coibir ilícitos eleitorais e, nesta quinta-feira (25) promoveu abordagens em veículos considerados suspeitos que circulavam pelo município. Um dos veículos pertencia ao senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR, apoiador de Wagner Nunes) e outro ao prefeito cassado Pedro Henrique Machado (que apoia Valdenir Magrão).

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com) - com informações da Folha de Boa Vista
Categoria:Política

Deixe seu Comentário