ELEIÇÕES 2024: Seja uma mesária voluntária ou mesário voluntário e contribua para fortalecer a democracia

Cadastro deve ser feito no Portal da Justiça Eleitoral Roraimense / Arte: Ascom/TRE-RR /

Já pensou em ser mesário voluntário e participar das eleições de 2024? A função é de extrema importância e contribui para o fortalecimento da democracia. Se você ainda não recebeu a convocação para trabalhar, é possível se voluntariar. Basta ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Quero me voluntariar

O processo é simples: acesse o link Mesário Voluntário. A página foi desenvolvida pela Coordenadoria de Desenvolvimento e Arquitetura de Dados do TRE-RR especialmente para quem quer trabalhar nas eleições de 2024.

“No dia da eleição, a mesária voluntária e o mesário voluntário são o reflexo da própria democracia. Essas pessoas controlam o fluxo na seção eleitoral, que começa com a chegada dos eleitores e organização da fila, realizam a conferência de documentos de identificação do eleitor no caderno de votação e também são responsáveis pelo preenchimento da ata de votação e da ata da mesa receptora, na qual devem ser registradas todas as ocorrências ao longo do dia da eleição. Para quem atua, é um sentimento de dever cumprido.”, afirma Paulo Cezar, desenvolvedor do sistema e coordenador de desenvolvimento e arquitetura de dados do TRE-RR. 

Não podem se inscrever: candidatas, candidatos e respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Vantagens

Além de contribuir para a lisura do processo eleitoral e democrático do país, as mesárias voluntárias e os mesários voluntários têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e acompanhar de perto a realização das eleições brasileiras.

O trabalho não é remunerado, mas há boas vantagens para incentivar eleitores e eleitoras a se candidatarem à função:

* direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário (Lei 9.504/1997);
* auxílio-alimentação para o dia da eleição;
* horas complementares de cursos em instituições de ensino superior, conveniadas com o TRE-RR;
* isenção da taxa de inscrição em concurso público do Estado de Roraima (Lei nº 1.561/2021)
* e vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital.

Importante: as folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que a mesária voluntário ou o mesário voluntário estiver trabalhando na época da eleição.

FONTE: PORTAL TRE-RR

Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário