CITS-IFRR: Firmado convênio que permite desenvolvimento de tecnologias

Agora, o IFRR poderá desenvolver novas tecnologias com fomento externo em prol do Estado de Roraima / Foto: Ascom/IFRR /

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) assinou convênio com o Centro Internacional de Tecnologia de Softwares da Amazônia (CITS/Amazonas), empresa vinculada ao Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O objetivo da parceria é proporcionar o desenvolvimento de tecnologias e negócios relacionados à tecnologia de informação por meio de incentivos fiscais a partir da lei de inovação

Segundo a diretora da Agência de Inovação (Agif) do IFRR, Karla Santana, para que o instituto pudesse participar dos projetos do CITS, foi necessária sua candidatura mediante credenciamento prévio, com o envio de portfólio de projetos da instituição e de documentos administrativos.

“A partir da assinatura do convênio, a instituição poderá participar dos editais de chamadas públicas para projetos de pesquisa, desenvolvimento & inovação (PD&I) que suportem o desenvolvimento industrial e o empreendedorismo inovador no âmbito do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial”, explicou.

Para a reitora do IFRR, professora Nilra Jane, esse é um passo importante para a instituição, que poderá desenvolver novas tecnologias com fomento externo em prol do Estado de Roraima.

“A importância de um convênio como esse é que agora o IFRR conta com mais uma alternativa para o financiamento de projetos na área de indústria 4.0, com recursos oriundos da Lei de Informática, por meio da Suframa. A partir desse credenciamento, podemos pactuar com o CITS projetos com fomento para o desenvolvimento de cursos e pesquisas a serem realizadas no âmbito do instituto na área da indústria 4.0 e suas tecnologias”, disse.

O que é a indústria 4.0

O Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), da Zona Franca de Manaus, é uma  opção de investimento em  transformação digital. Ele é fruto da era do processo de digitalização e interconexão de pessoas, produtos, cadeias de valor e modelos de negócios, impulsionada pela adoção das tecnologias habilitadoras como sistemas ciberfísicos, impressão 3D, robótica, fábricas inteligentes, computação em nuvem, inteligência artificial, cibersegurança, big data, realidade virtual, aumentada e mista, entre outras.

DA REDAÇÃO
Categoria:Educação

Deixe seu Comentário