VERÃO SEGURO: Polícia Militar intensifica fiscalizações de crimes ambientais durante período de estiagem em Roraima
Postado
01/03/2024 10H47
Cessão dos policiais e viaturas à disposição do Corpo de Bombeiros não tem prazo definido e dura enquanto existir a necessidade conforme a situação de emergência / Foto: Ascom/PMRR /
A PMRR (Polícia Militar de Roraima) disponibilizou 101 policiais e 14 viaturas da instituição para auxiliar o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e as instituições que atuam na Operação Verão Seguro durante o período de situação de emergência em nove municípios do Estado, reconhecida pelo Governo Federal nesta segunda-feira, 26.
Neste momento, o reforço prestado pela Polícia Militar se dará em atividades de policiamento ostensivo e preventivo, com rondas comunitárias em áreas determinadas pelo CBMRR, de forma a impedir a ocorrência de novos incêndios não autorizados, ou seja, ações ilícitas, assegurando a proteção da população e a preservação do meio ambiente.
São 61 policiais do CPC (Comando de Policiamento da Capital) e 40 policiais lotados no CPI (Comando de Policiamento do Interior) que vão atuar principalmente em todos os municípios por meio de policiamento ostensivo na prevenção e no combate aos ilícitos voltados aos crimes ambientais.
“Apresentamos o efetivo da Polícia Militar para evitar uma piora nessa situação da estiagem. São 101 policiais, muitos do serviço administrativo dos quarteis, do Comando Geral, da Força Tática e da CIPA [Companhia Independente de Policiamento Ambiental] para atuar no policiamento na cidade e nas áreas em que o Corpo de Bombeiros identificar onde há início ou ocorrência de grande foco de incêndio”, explicou o comandante da PMRR, coronel Miramilton Goiano.
Além de efetivo, a PMRR também disponibilizou 14 viaturas sem prejuízo para as atividades rotineiras de policiamento. Os agentes vão atuar principalmente nas áreas em que o Corpo de Bombeiros identificar onde há, pelo menos, início de foco, ou, em casos mais extremos, algum incêndio de maiores proporções.
A cessão dos policiais e viaturas à disposição do CBM não tem prazo definido e dura enquanto existir a necessidade conforme a situação de emergência.
O subcomandante geral do CBM, Gewrly Batista, agradeceu o auxílio de agentes e relatou que o reforço será utilizado para evitar que mais incêndios causados por queimadas ilegais causem danos e perturbem a população roraimense.
“Eles ficam à disposição do Corpo de Bombeiros e vão atuar em um contexto de Defesa Civil na operação Verão Seguro pelo policiamento ostensivo para garantir à sociedade roraimense que esse período não tenha maiores intercorrências com relação às queimadas e demais ilícitos no meio ambiente. Estamos prontos para atuar e agradecemos o apoio”, declarou Batista.
Caso sejam identificados o ilícito e os infratores, será feita a prisão em flagrante, e os responsáveis serão conduzidos até a autoridade policial. No caso de não identificarem as pessoas que cometam as ilegalidades, os policiais foram treinados e receberam instruções para repassar orientações pertinentes para cada ocorrência e de acordo com a demanda.
JOÃO PAULO PIRES
Categoria:Segurança