Na nota, a UERR afirma que a atual gestão não é investigada pela PF, que mira o ex-reitor Regys Freitas / Foto: Divulgação /
Nove dias após a deflagração da Operação Meritum, em que a Polícia Federal (PF) apura um esquema de fraude e corrupção em processos seletivos da Universidade Estadual de Roraima (UERR), a reitoria divulgou nova nota à imprensa na noite desta quinta-feira (23), em defesa do atual reitor, Cláudio Delicato.
Conforme a nota, embora Cláudio Delicato tenha exercido o cargo de vice-reitor na gestão anterior, alvo principal da PF é o ex-reitor Regys Freitas.
Confira a nota na íntegra abaixo:
NOTA OFICIAL
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) esclarece, por meio desta nota, que os fatos atualmente investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público dizem respeito a ocorrências anteriores à atual gestão.
O atual Reitor, embora tenha exercido o cargo de Vice-Reitor no período do gestor investigado, não teve qualquer participação ou conhecimento dos atos sob apuração. Ressaltamos que todos os relatórios de gestão elaborados sob sua responsabilidade sempre refletiram com exatidão os dados e procedimentos administrativos da Instituição.
A atual administração tem atuado de forma plena e colaborativa com as autoridades competentes, Polícia Federal, Ministério Público e órgãos de controle, e conduz investigações internas complementares, a fim de identificar e responsabilizar eventuais agentes que, à margem da estrutura institucional, tenham atuado de modo lesivo à Universidade.
O Conselho Universitário (CONUNI), instância máxima de deliberação da UERR e composto por representantes docentes, técnicos e discentes, tem sido formalmente informado em todas as reuniões sobre o andamento das apurações e as medidas administrativas em curso.
Reiteramos que, independentemente de opiniões ou interpretações, o compromisso da atual gestão é separar o joio do trigo, preservar a integridade da Universidade e retirar a UERR das páginas policiais, devolvendo-lhe o espaço de protagonismo acadêmico, científico e social que merece.
A comunidade universitária e a sociedade roraimense podem ter a certeza de que todas as respostas e providências cabíveis estão sendo tomadas, com transparência, responsabilidade e respeito às instituições.
WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)

