Tocando Agora: ...

RECURSOS INCLUSIVOS: Teamarr capacita servidores do Bosque dos Papagaios sobre uso de comunicação inclusiva

Publicada em: 21/10/2025 09:41 -

Capacitação sobre o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa ajuda pessoas com dificuldades na fala ou na linguagem a se comunicarem / Foto: Nonato Sousa /

Figuras que representam movimentos, pedidos, perguntas, sentimentos e cumprimentos são itens que compõem uma placa ou prancha de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). A forma como esses elementos devem ser utilizados foi tema de capacitação promovida pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) para os servidores do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, na manhã desta segunda-feira (20), em Boa Vista.

O CAA é um conjunto de estratégias, recursos e tecnologias que ajudam pessoas com dificuldades na fala ou na linguagem a se comunicarem. Ele pode ser disponibilizado tanto em uma placa física no local que aderir à ferramenta quanto em aplicativos de dispositivos móveis.

O Bosque dos Papagaios foi o primeiro local do estado a receber a capacitação do Teamarr sobre esse modelo de comunicação, uma medida que vai auxiliar pessoas atípicas e desenvolver o turismo inclusivo.

A fonoaudióloga do Teamarr, Lorena do Carmo, foi a responsável por ministrar a capacitação e explicar o que é a Placa CAA. “Nós falamos um pouco sobre comunicação alternativa e como eles podem, no dia a dia, aplicar isso com as crianças, trazendo mais acessibilidade para aquelas que ainda não conseguem se comunicar de forma funcional”, explicou.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam a utilizar as pranchas de comunicação, que contêm comandos simples e objetivos, como “quero ver as araras” ou “quero beber água”. Lorena do Carmo reforçou que a CAA não substitui a fala, mas amplia as possibilidades de interação.

“Essas pranchas tornam a comunicação mais ampla e mais objetiva para aquelas crianças que ainda não conseguem se comunicar verbalmente. É uma forma de acessibilidade que garante mais autonomia e inclusão. O bosque é o primeiro local turístico a receber essa iniciativa”, ressaltou.

Entre os participantes da capacitação estava Carvilio Neto, servidor do Bosque dos Papagaios. Ele destacou a importância da iniciativa, tanto para o atendimento ao público quanto para sua própria vivência como pai de uma criança autista.

“Eu tenho um filho autista e sei da dificuldade que nós ainda temos no estado para difundir esse tipo de comunicação. Para mim, foi uma experiência inovadora. Meu filho é nível de suporte 2 e verbaliza, mas tenho conhecidos que não verbalizam, então conhecer essas ferramentas é muito importante”, frisou.

Para ele, a instalação da placa no parque e o uso dos aplicativos representam um avanço na forma de acolher e incluir visitantes com diferentes condições.

“Aqui nós atendemos muitas famílias com filhos autistas ou com síndrome de Down, e esse tipo de recurso ajuda muito. As placas permitem uma comunicação mais acessível, o que facilita o suporte às crianças, aos pais e aos visitantes que precisam dessa interação maior com o nosso público”, completou o servidor.

A capacitação integra as ações do Teamarr, vinculado à Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), que oferece atendimento gratuito a pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências.

Os interessados em saber mais sobre os serviços podem visitar a sede do Teamarr, localizada na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

BRUNA CÁSSIA


Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...