População teve acesso a serviços como informações sobre processos e orientações jurídicas / Foto: Ascom/DPE-RR /
A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), por meio da Defensoria Itinerante, levou atendimentos a migrantes e refugiados que participaram da 3ª edição da ação Jornada Social, idealizada pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). O evento aconteceu na sede administrativa da ADRA.
Entre os serviços oferecidos pela DPE-RR estavam: orientações sobre direito de família, ações de alimentos, investigação de paternidade ou maternidade, solicitação de segunda via de Registro Civil, informações sobre processos, além de atendimentos nas áreas criminal, cível, família e divórcios consensuais sem partilha de bens.
“A maioria dos atendimentos foi para pessoas idosas ou com laudos médicos, que apresentam sequelas e não podem trabalhar, mas desejam dar entrada no INSS”, explicou a servidora Anastacia Santos.
Além dos serviços da Defensora, foram oferecidos gratuitamente os serviços de pré-agendamento para 1ª via e renovação de documentação migratória; orientações sobre guarda e custódia de crianças e adolescentes; vacinação; testes rápidos de ISTs; teste de glicemia; aferição de pressão arterial; avaliação nutricional; cortes de cabelo masculino e feminino; design de sobrancelhas; massoterapia; orientações sobre direitos de crianças e adolescentes; orientação laboral; emissão de Carteira de Trabalho Digital e elaboração de currículos em português.
“Atendemos por meio de projetos e parcerias, como com a Visão Mundial, ampliando o acesso dos beneficiários aos serviços. O setor de Proteção realiza escuta qualificada e direciona os atendimentos conforme a necessidade, acolhendo brasileiros, migrantes e refugiados. Muitas vezes, essas pessoas desconhecem seus direitos ou não sabem como acessá-los. Nosso trabalho é justamente garantir essa informação e o atendimento adequado”, destacou a coordenadora da ADRA, Verona Moura.
A Defensoria Itinerante busca aproximar a população dos serviços da instituição, especialmente em locais de difícil acesso, ou no caso da capital, em bairros distantes das unidades de atendimento. É possível, porém, agendar atendimento de forma virtual pelo WhatsApp 95 2121-0264 para quem vive em Boa Vista. No interior, a DPE-RR está presente em Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, São Luiz, Rorainópolis e Pacaraima.
DA REDAÇÃO