Bispo de Roraima afirma que o papa Leão XIV conhece os dramas da América Latina e honrará o legado de Francisco
Postado
08/05/2025 17H40

Dom Evaristo Spengler: "É um papa que conhece a nossa realidade latino-americana e, com certeza, buscará o melhor para criar pontes e vida para todas as pessoas" / Foto: Divulgação /
O bispo da Diocese de Roraima, Dom Evaristo Pascoal Spengler, concedeu entrevista à imprensa na tarde desta quinta-feira, para expressar sua alegria com a escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos (que também tem nacionalidade peruana) como o 267º papa da Igreja Católica. Ele escolheu o nome de Leão XIV.
Para Dom Evaristo, por ser um profundo conhecedor dos dramas da América Latina, Leão XIV será um papa acolhedor e, assim como Francisco, buscará criar pontes.
"Nós acolhemos com muita alegria, com paz no coração, o novo pontífice. Ele já chegou falando de muito diálogo com todos os países do mundo. Ele conseguiu vivenciar os dramas dos povos latino-americanos, o drama da fome, o drama da pobreza, da busca pela sobrevivência, da migração que cresce na América Latina e dos povos indígenas. Então, é um papa que conhece essa nossa realidade latino-americana e, com certeza, ele vai buscar o melhor para criar pontes e vida para todas as pessoas neste mundo", ponderou o bispo.
Dom Evaristo destacou ainda o fato de o cardeal Prevost ter linha de pensamento de Francisco. "Ele tem o perfil mais ou menos na mesma linha de Francisco, que foi quem o colocou numa função importantíssima no Vaticano, que foi chefiar o escritório do Vaticano encarregado de escolher quais padres deveriam servir como bispos católicos em todo o mundo. Dessa forma, se entende que ele tem esse legado do papa Francisco e vai continuar na mesma linha", disse.
Quem é o novo papa
O sucessor de Pedro e Francisco foi anunciado no início da tarde desta quinta-feira (8), no horário de Brasília, no segundo dia do Conclave, após a chaminé no topo da Capela Sistina, no Vaticano, expelir fumaça branca. Trata-se do cardeal norte-americano Robert Prevost, que escolheu ser chamado como Leão XIV. Participaram do Conclave 133 cardeais.
Natural de Chicago (Illinois, EUA), Prevost passou grande parte de sua carreira como missionário no Peru. É conhecido como “o cardeal de duas nacionalidades” por ter conseguido a cidadania do país latino-americano em 2015. Foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 2023. Serviu como bispo em Chiclayo, no noroeste do Peru, entre 2015 e 2023.
- Assista aqui à coletiva de Dom Evaristo Spengler
WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com) com informações da Forbes
Categoria:Religiosidade