RENDA SORRISOS: Campanha da DPE-RR e Receita Federal quer arrecadar R$ 10 mi em doações via IRPF

Os recursos doados são destinados a projetos e ações voltados à proteção, defesa e desenvolvimento de crianças, adolescentes e idosos / Foto: Ascom/DPE-RR /

A campanha Renda Sorrisos, iniciativa da Receita Federal em parceria com a Defensoria Pública de Roraima, chega a sua segunda edição para unir solidariedade e cidadania. O objetivo é transformar a realidade de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade, com a arrecadação de recursos por meio da destinação solidária do Imposto de Renda para a realização de ações sociais no Estado de Roraima.

O delegado da Receita Federal em Roraima, Roberto Paulo, destacou a importância da participação da sociedade. Segundo ele, o potencial de arrecadação no estado pode chegar a R$ 10 milhões por ano, caso todas as pessoas físicas e jurídicas façam a destinação de parte do imposto devido aos fundos estadual e municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e da Pessoa Idosa.

“Se alcançássemos esse valor, seriam recursos que movimentariam nossa economia, permitindo a construção de escolas, creches e outros serviços sociais, todos administrados diretamente pelo terceiro setor”, explicou o delegado.

A presidente do Instituto A Moda é Viver, Alda Araújo, atua há oito anos no Estado com ações de assistência social. Com a iniciativa, o instituto tem a possibilidade de finalmente concretizar um sonho antigo: a construção de uma creche.

“Estamos confiantes de que, com o sucesso da campanha Renda Sorrisos, conseguiremos alcançar esse objetivo”, afirmou Alda.

A defensora pública Elceni Diogo, também reforçou a importância da campanha Segundo ela, a Defensoria conhece de perto a realidade das famílias que serão beneficiadas e reconhece o impacto positivo das ações sociais que poderão ser realizadas.

“É uma ação que traz melhorias concretas para a educação, para a assistência social e para a dignidade das famílias atendidas. Não é um valor a mais que o contribuinte vai desembolsar, mas sim uma destinação consciente, que transforma vidas” destacou a defensora.

COMO PARTICIPAR

Os contribuintes interessados em participar da ação Renda Sorrisos, podem destinar até 3% do seu Imposto de Renda devido aos fundos específicos durante o preenchimento da declaração. O valor não altera o montante a pagar ou a restituir e é repassado diretamente aos fundos municipais, sob a fiscalização dos Conselhos.

Os recursos doados são destinados a projetos e ações voltados à proteção, defesa e desenvolvimento de crianças, adolescentes e idosos. Os investimentos abrangem programas de acolhimento e assistência, iniciativas nas áreas de educação, saúde, lazer e capacitação profissional. As atividades financiadas visam garantir o bem-estar, promover a inclusão social e fortalecer a proteção contra a violência e abusos.

PARCERIA

A campanha ‘Renda Sorrisos’ é promovida pela Defensoria Pública do Estado de Roraima e pela Receita Federal, com o apoio do Sebrae Roraima, Conselho Regional de Contabilidade de Roraima, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Roraima (Sescon-RR), Conselho Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal e Estadual da Pessoa Idosa, que são responsáveis por fiscalizar e garantir a correta aplicação dos recursos.

DA REDAÇÃO

Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário