Ação integrada desativa aeronave usada no tráfico e garimpo ilegal em Roraima

Quatro pessoas foram conduzidas e apresentadas na Polícia Federal / Foto: Ascom/PCRR /

Uma operação integrada envolvendo a PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DRE (Delegacia de Repressão ao Entorpecentes) e Denarc (Departamento de Narcóticos), o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Força Nacional de Segurança Pública resultou, ao longo do dia desta segunda-feira (13), na localização e destruição de uma aeronave modelo Paradise, prefixo PU-MKT.

O avião, com indícios de irregularidades, foi encontrado em uma pista clandestina na região do Truarú, às margens do Rio Uraricuera, zona rural de Boa Vista. Quatro pessoas foram conduzidas e apresentadas na Polícia Federal.

De acordo com informações prestadas pelo delegado titular da DRE, Marcus Albano, os policiais receberam a informação inicial de que uma aeronave, utilizada no tráfico de drogas, teria pousado em uma pista clandestina na região há cinco dias e que o piloto e uma outra pessoa estariam acampados em uma fazenda próxima ao avião.

“Iniciamos as diligências para esclarecer a denúncia, formamos as equipes e fomos ao local. As informações que recebemos é de que a aeronave estaria sendo utilizada no tráfico de drogas e como suporte logístico para atividades de garimpo ilegal. Durante a ação, foi identificado um acampamento próximo à aeronave, onde os suspeitos aguardavam para dar continuidade às atividades criminosas”, disse o delegado.

O delegado Adjunto da DRE, Júlio Cesar da Rocha, que participou das diligências, ressaltou que a denúncia foi confirmada e havia fortes indícios de que seria usado no transporte de entorpecentes ou para facilitar operações ilegais na região.

Diante das evidências, segundo Marcus Albano e, com base no Decreto nº 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, em que produtos e instrumentos utilizados em infrações ambientais podem ser destruídos quando seu transporte ou guarda se tornam inviáveis, ou quando representam riscos significativos ao meio ambiente e à segurança pública, a aeronave foi destruída.

“A equipe do IBAMA, com o apoio dos policiais, realizou a destruição da aeronave no local para impedir sua reutilização em atividades ilícitas e reforçar a eficácia das ações de fiscalização ambiental. As investigações relacionadas ao tráfico de drogas terão continuidade com base nas provas coletadas”, destacou Albano.

Durante a operação, A. J. L. O., de 24 anos, apontado como piloto da aeronave, foi identificado no local, junto a outros três suspeitos. Todos foram conduzidos à sede da Polícia Federal em Boa Vista.

O delegado Albano ainda enfatizou a relevância da integração entre os órgãos para o sucesso da operação: 

“Essa ação demonstra que, quando trabalhamos juntos, conseguimos enfraquecer redes criminosas que atuam tanto no tráfico de drogas quanto no garimpo ilegal, protegendo não apenas o meio ambiente, mas também a segurança da população”, destacou.

O delegado ressaltou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na ação criminosa.
________________________________
Polícia Civil de Roraima prende homem condenado por furto no bairro Treze de Setembro

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual), efetuou nesta terça-feira, dia 14, a prisão de A.R.S., de 45 anos, condenado pela Justiça por crime de furto. O indivíduo foi localizado em sua residência, situada no bairro Treze de Setembro, Zona Oeste da capital.

A ação foi coordenada pelo delegado titular da Polinter, Alexandre Matos, que destacou que o condenado não ofereceu resistência durante a abordagem policial.

O acusado é considerado contumaz na prática de furtos. Possui sete passagens pela Justiça por crimes dessa natureza, sendo a primeira registrada em 2012 e a mais recente em 2023. Ele foi condenado recentemente a uma pena de dois anos e três meses de prisão em regime aberto, em um dos processos em que figura como acusado.

O histórico de A.R.S. inclui, além de furtos simples e qualificados, registro por crime de ameaça. Ao ter a sentença transitada em julgado o acusado ter o mandado de prisão decretado. Ele foi encaminhado para a sede da Polinter, onde teve a prisão formalizada. Nesta quarta-feira, dia 15, o acusado será apresentado na Audiência de Custódia.

DA REDAÇÃO

Categoria:Polícia

Deixe seu Comentário