ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: Governo de Roraima inicia abastecimento das escolas para o ano letivo de 2025

A distribuição dos gêneros alimentícios para o preparo da merenda escolar iniciou nesta segunda-feira (13) / Foto: Ascom/Seed /

De acordo com o Calendário Escolar, as aulas na rede estadual de ensino começam no dia 30 de janeiro. Para garantir que todas as unidades estejam devidamente abastecidas com produtos para o preparo da merenda escolar, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) iniciou nesta segunda-feira (13) a distribuição dos gêneros alimentícios.

“A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Apoio ao Educando [DAE], inicia o cronograma de entrega da merenda escolar no interior, tanto nas comunidades indígenas quanto não indígenas, para que, no dia 30 de janeiro, todas as escolas estejam abastecidas para começar a servir uma merenda de boa qualidade. Essa é uma preocupação do secretário Mikael, juntamente com o governador Antonio Denarium, que estão trazendo segurança alimentar para todos os alunos da rede estadual”, destacou Lourenço Júnior, diretor do DAE.

Rotas da merenda

Nesta semana, serão realizadas rotas com destino aos municípios de Amajari, Pacaraima e Boa Vista Rural, abastecendo escolas localizadas nas áreas urbanas, rurais e em comunidades indígenas. Na semana seguinte, as rotas seguirão para Uiramutã e Cantá. Na sequência, serão atendidos Normandia e Alto Alegre, finalizando com a Região Sul do Estado e o município de Bonfim.

Os caminhões foram carregados com produtos como arroz, feijão, farinha, flocos de milho, macarrão, óleo, extrato de tomate, açúcar, achocolatado, leite em pó, milho branco, alho, sal, vinagre, mel, além de proteínas como frango e carne. Além desses produtos, a Seed também está distribuindo botijas de gás para as escolas.

No dia 3 de fevereiro, será a vez das escolas da capital, que ainda possuem gêneros alimentícios para iniciar o ano letivo com tranquilidade. Nesta mesma data, começa também a distribuição dos produtos da agricultura familiar, que, por serem perecíveis, só começam a ser entregues após o início das aulas, tanto para a capital quanto para o interior.

Durante todo o ano, o Governo de Roraima distribui mais de 6 mil toneladas de gêneros alimentícios e 2 mil toneladas de hortifrúti para garantir diariamente uma merenda de qualidade aos 77.687 estudantes em 371 escolas estaduais, incluindo instituições indígenas localizadas em áreas de difícil acesso, onde só é possível chegar de barco ou de avião. Um investimento na ordem de R$ 90 milhões.

Acompanhamento nutricional

As entregas dos produtos alimentícios são acompanhadas por nutricionistas, que elaboram o cardápio conforme as necessidades nutricionais de cada modalidade e etapa de ensino, sendo diferenciados para atender estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino em Tempo Integral.

O cardápio apresenta refeições doces, como mingau de mugunzá, leite com achocolatado e quarentão (flocos de milho, sal, leite e açúcar), e salgadas (baião de dois com assado de panela, frango guisado com arroz e feijão, maria isabel [arroz, charque, abóbora, cheiro verde, cebola e alho], sopa de carne, entre outros).

“Para que esse acompanhamento seja eficaz, os nutricionistas acompanham todas as rotas, elaboram o cardápio com o cálculo de macro e micronutrientes para cada escola, para cada município e para cada necessidade de cada modalidade de ensino”, explicou Larissa Batista, nutricionista do DAE.

MÁGIDA AZULAY KHATAB

Categoria:Educação

Deixe seu Comentário