PRIMEIRA SEMANA: Após recesso, DPE-RR registra quase 3 mil atendimentos em Boa Vista

A maior parte das demandas foi registrada no atendimento virtual D.I.V.A.; atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h / Foto: Ascom/DPE-RR /

Com o retorno das atividades do judiciário, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) registrou uma alta procura de atendimentos nesta semana. Foram 2.947 solicitações dos serviços da instituição. Os dados foram contabilizados entre a terça-feira (7) e esta sexta-feira (10).

A maior parte foi registrada no atendimento virtual, com 2.282 pedidos de agendamento. Já o atendimento presencial, registrou 480 demandas no prédio Cível, no Centro e 185 no prédio Criminal, no bairro Caranã.

Entre os casos atendidos está o de Rosemeire Ferreira da Silva, doméstica de 40 anos, moradora do bairro Caranã. Ela buscou a Defensoria em busca de uma guarda provisória para matricular uma criança na escola.

“Eu precisava da documentação com urgência, então, vim assim que possível. Mas, apesar disso, já havia vindo à Defensoria antes e acho muito bom o atendimento”, declarou Rosemeire.

Outro atendimento foi o de Raimundo Pereira Carneiro, de 62 anos, que procurou a Defensoria para resolver uma disputa sobre um imóvel. “Vivi com minha ex-mulher por muitos anos e tivemos um desentendimento. Assinamos os papéis para vender a casa em 2019, mas não conseguimos concluir o processo devido a problemas com documentação. Estou aqui para resolver essa questão e garantir meu direito”, explicou.

O defensor público-geral em exercício, Natanael Ferreira, afirma que a quantidade de atendimentos registrados na primeira semana, mostra a importância do papel da Defensoria Pública na garantia dos direitos da população.

“A população de Roraima tem, cada vez mais, tomado consciência do trabalho da Defensoria. A demanda cresceu e estamos constantemente aprimorando nosso atendimento. Este ano promete ser de muito trabalho e a primeira semana pós-recesso foi um sinal disso”, afirmou.

EVOLUÇÃO EM 2024

Em 2024, a DPE-RR registrou um aumento significativo no número de atendimentos, totalizando 201.203 casos, o que representa um crescimento de 12,05% em relação a 2023. Do total de atendimentos realizados, 77,8% (156.555) ocorreram na capital, Boa Vista, e 22,2% (44.648) no interior do estado. O crescimento foi notável tanto na capital, com um aumento de 10,4%, quanto no interior, que registrou incremento de 18,1%.

Em Boa Vista, os atendimentos cíveis corresponderam a 62,4% dos casos em 2024. Já os atendimentos criminais somaram 22,4%, seguidos pelos Juizados Especiais, com 6,4%, e Infância e Juventude, com 5,6%.

Nos últimos cinco anos, a DPE-RR mais que dobrou sua capacidade de atendimento, com um crescimento acumulado de 138,4%.

As principais demandas em 2024 incluíram emissão de Segunda Via de Registro, Execução de Alimentos, Ações de Alimentos, casos de violência com base na Lei Maria da Penha, Guarda e Execução Penal. Na capital, a maior procura foi pela Execução de Alimentos, enquanto no interior, o pedido mais frequente foi a emissão da Segunda Via de Registro.

ATENDIMENTO

A DPE-RR está funcionando normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na capital e no interior. Em Boa Vista, a população deve procurar o prédio Cível, localizado na avenida Sebastião Diniz, 1165 - Centro. Para casos criminais, se dirigir até a Rua Soldado PM Arineu Ferreira Lima, 1415 - Caranã. Para mediação e acordos pré-processuais, a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem se localiza na Av. Nossa Sra. da Consolada, 613, Centro.

Também é possível realizar atendimentos à distância, por meio do serviço DIVA (Atendimento Virtual da DPE-RR), disponível pelo WhatsApp no número (95) 2121-0265.

No interior, a Defensoria Pública possui núcleos de atendimento nos municípios de Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, Pacaraima e São Luiz.

DA REDAÇÃO

Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário