Coletivo lança documentário sobre a peregrinação de São Sebastião

Estreia será aberta ao público, no dia 20 de janeiro, no Distrito Santa Cecília, no município de Cantá / Foto: Divulgação /

No próximo dia 20 de janeiro, a capital Boa Vista comemora o seu santo padroeiro, São Sebastião. E para festejar, o coletivo ‘Informe Popular’ lança neste domingo, 12 de janeiro, o curta metragem ‘Os sete passos de São Sebastião’.

A estreia é aberta ao público às 18h na residência da produtora cultural e atriz, Catarina Ribeiro, localizada na rua Altemar Dutra, 717, no Distrito Santa Cecília, no vizinho município do Cantá.

Segundo o jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves, diretor do documentário, a ideia de fazer o lançamento em Santa Cecília é para acompanhar o início da ‘peregrinação  de São Sebastião.

“Esse é o terceiro ano seguido que  lideranças da umbada, cadomblé e devotos do santo promovem essa caminhada em diversos pontos de Boa Vista. Mas sempre o início é no Santa Cecília. Existe um forte sincretismo em associar São Sebastião ao orixá Oxossi e até mesmo  Xapanã. É o senhor da misericórdia e da saúde, o protetor dos pobres e doentes”, enfatiza Thadeu.

Ele afirma ainda que o documentário tem duração de 20 minutos e foi produzido graças a Lei Paulo Gustavo. “A caminhada do santo é um mix do puro tempero do sincretismo  religioso, tão presente e vivo no nosso país. O filme irá percorrer todas as casas que fazem parte este ano da programação da peregrinação  de São Sebastião. No dia 20 de janeiro estaremos disponibilizando ao público o filme no canal do You tube informe popular”.

O curta metragem “Os sete passos de São Sebastião” tem a produção de Kennedy Daniel Franco das Neves, Catarina Ribeiro,Sara Ribeiro e Lucas Figueiredo. A fotografia de Gustavo Mota. A pesquisa de Maria das Graças Pereira Bahia. As filmagens e edição de Djota Lasyn. O roteiro e a direção é de  Paulo Thadeu Franco das Neves.

Ficha Técnica:

Sinopse: “Os Sete Passos de São Sebastião”. O santo padroeiro da cidade de Boa Vista.O sincretismo religioso na intersecção de São Sebastião com  Oxóssi ou a lembrança com  Xapanã. O santo da misericórdia, da saúde, o protetor dos pobres e doentes. Assim nasce a peregrinação a “Tião”. Sete dias. Sete casas e sete passos.A caminhada do santo é um mix do puro tempero do sincretismo  religioso, tão presente e vivo no nosso país. 

Duração: 20 minutos
Estreia: às 18h do dia 12 de janeiro de 2025 
Local: Rua Altemar Dutra, 717,no Distrito Santa Cecília
Produção: Coletivo Informe Popular
Informações: (95) 99156-1353 
Apoio: Lei Paulo Gustavo/Minc/Secult/Governo de Roraima.

LOCAIS DE EXIBIÇÃO DO CURTA METRAGEM “OS 7 PASSOS DE SÃO SEBASTIÃO”:

Dia – 12/01/25 (Domingo) Casa da Ekedy Catarina Ribeiro Distrito de Santa Cecília;

Dia 13/01/25 (Segunda-feira) Abassá N’gola Ngunzu Tátà Bòkúlê Bairro São Vicente Cidade Satélite; 

Dia 14/01/25 (Terça-feira) Ilê Axé Yá kavullekin Bairro Asa Branca; 

15/01/25 (Quarta-feira) a partir das 19h Casa da Devota Cirliane Nascimento Rua Universo, 735 - Cidade Satélite; 

Dia 18/01/25 (Sábado) Casa de Ogum Guerreiro Amor e Caridade Bairro Caimbé;

Dia 19/01/25 (Domingo) Centro de Umbanda Tambor de Luz São José de Ribamar Bairro Liberdade;

Dia 20 de janeiro dia de São Sebastião, o filme estará disponível na plataforma do canal YouTube do Informe Popular.

DA REDAÇÃO

Categoria:TV e Cinema

Deixe seu Comentário