OPERAÇÃO PROTETOR: Polícia Civil e DEINT prendem suspeito de chacinas no Mato Grosso e Pará
Postado
12/12/2024 21H16

Conhecido como “Cuiabano” e “Chiquinho”, o acusado foi preso no bairro Senador Hélio Campos, zona oeste de Boa Vista / Foto: Ascom/PCRR /
Após mais de duas décadas de impunidade, a PCRR (Polícia Civil de Roraima), numa ação integrada com a SESP (Secretaria de Segurança Pública), por meio do DEINT (Departamento de Inteligência), prendeu nesta quinta-feira, dia 12, R. C. C., de 51 anos, conhecido como “Cuiabano” e “Chiquinho”, acusado de chacinas nos estados de Mato Grosso e Pará.
A prisão dele foi coordenada pelo delegado titular da Polinter, Alexandre de Matos e foi realizada em via pública no bairro Senador Hélio Campos, Zona Oeste de Boa Vista, e integra a Operação Protetor, do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
O mandado, expedido pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso, culmina em anos de busca por um suspeito que chocou aquele estado pela extrema crueldade dos crimes.
R. C. C., é acusado de assassinar três homens em 2002, em Várzea Grande (MT), e de cometer um duplo homicídio e tentativa de homicídio em 2011, em Novo Progresso (PA).
OS CRIMES
Em Várzea Grande, no dia 24 de março de 2002, R. C. C., teria invadido uma residência durante a madrugada e assassinado, com golpes de facão, Jonny de Campos Martins, de 23 anos, Jaime Paulino Lopes, de 30 anos, e Manoel Donato Campos, de 30 anos. As vítimas estavam dormindo, desarmadas e sem qualquer chance de defesa, sendo atacadas de maneira brutal. Após o crime, o homem fugiu do local.
Já no Pará, R. C. C., é acusado de, no dia 13 de agosto de 2011, matar a tiros Olinda Lima Luz, de 51 anos, e Tiago Carvalho Silva, de 27 anos, além de ferir Antônio Carlos de Ávila Borges, de 56 anos. Após o crime, R. C. C., fugiu levando a arma utilizada.
Desde a prática dos crimes R. C. C., é procurado pelas Justiças do Pará e Mato Grosso. Para que os crimes não prescrevessem os processos foram suspensos, até que o acusado fosse localizado e preso.
A OPERAÇÃO
A prisão do suspeito só foi possível graças à troca de informações entre as Polícias Civis do Mato Grosso, por meio da Polinter daquele Estado, do Pará, meio da Superintendência do Alto Xingú e Roraima. Após meses de investigação ininterrupta, a equipe da Polinter, em conjunto com o DEINT, localizou e prendeu R. C. C., encerrando anos de fuga e impunidade.
O homem foi abordado em via pública e disse que estava morando em Roraima há dez anos. Disse que saiu de Mato Grosso para morar em Roraima, objetivando ir trabalhar em área de garimpo, na Guiana. Em Roraima alegou que trabalhava emprestando dinheiro a juros.
O homem foi levado à sede da Polinter, onde teve sua prisão formalizada pelo delegado Alexandre Matos e foi encaminhado para a Custódia da Polícia Civil. Nesta sexta-feira, dia 13, ele será apresentado na Audiência de Custódia.
____________________________
Polícia Civil formaliza prisão de homem acusado de divulgar vídeos íntimos de ex-namorada
Investigado desde outubro deste ano por divulgar vídeos íntimos de uma mulher de 28 anos sem o consentimento dela, o acusado S.N.T., de 35 anos, foi preso ontem, dia 11, por força de um mandado de prisão preventiva. O homem foi apresentado na DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), juntamente com o aparelho celular, que será submetido à perícia.
O caso está sob investigação e acompanhamento da Delegada Kamilla Basto. Segundo as investigações, a vítima e o investigado se conheceram em março deste ano e mantiveram um relacionamento casual. Após o término, S.N.T. passou a ameaçar a mulher, alegando possuir vídeos íntimos gravados sem o conhecimento dela e que os divulgaria. No dia 4 de setembro, ele cumpriu a ameaça, enviando os vídeos ao irmão da vítima e a outros conhecidos, além de ameaçar expor as imagens para a comunidade religiosa da qual a mulher participa.
A vítima procurou a Polícia Civil em 22 de outubro, após novas ameaças de divulgação dos vídeos, e solicitou medidas protetivas de urgência, que foram deferidas. No entanto, S.N.T. continuou agindo de forma clandestina, criando perfis falsos nas redes sociais para divulgar o material e intimidar a vítima.
Diante da gravidade dos fatos e da reiteração criminosa, foi decretada a prisão preventiva de S.N.T., que foi cumprida nesta quarta-feira, por uma guarnição da Polícia Militar. Inicialmente ele foi apresentado na Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual) e, em seguida, na DEAM, onde teve sua prisão formalizada. O telefone celular será encaminhado para perícia no Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida.
O acusado foi apresentado nesta quinta-feira, dia 12, na Audiência de Custódia.
A Delegada Kamilla Basto Marques reforça a importância das vítimas, que passam por circunstâncias como essa, não se intimidarem e buscarem a ajuda da Polícia.
"As vítimas podem procurar a DEAM e o Plantão Central II, que ficam localizados na Casa da Mulher Brasileira. É importante salientar que a identidade das vítimas é mantida sob sigilo", destacou a delegada.
____________________________
Polícia Civil prende irmãos por tráfico de drogas e associação para o tráfico no bairro Silvio Botelho
Três irmãos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, na última quarta-feira, dia 11, numa operação da PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da equipe da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes) e do Denarc (Departamento de Narcóticos). I.M.L de 24 anos, L.I.M.L de 21 anos e I.M.L de 28 anos foram presos no bairro Silvio Botelho.
Conforme informações prestadas pelo delegado titular da DRE, Marcus Albano, a ação foi deflagrada após denúncias anônimas feitas por vizinhos, que relataram o intenso comércio de drogas no local conhecido como “Boca da Capadócia”, localizado nas imediações de escolas da rede pública e rota de alunos e crianças.
“Nossa equipe iniciou diligências que levaram à prisão dos suspeitos, que já tinham diversas passagens pela polícia por tráfico de drogas entre outros crimes”, explicou.
Durante a ação foram encontrados vários pacotes de pasta base de cocaína, uma balança de precisão, dinheiro em espécie e vários aparelhos de telefone celular, materiais possivelmente adquiridos na atividade ilícita do tráfico de drogas.
O delegado ressaltou o empenho contínuo da PCRR no combate ao tráfico de entorpecentes, com foco no fechamento de bocas de fumo e na desarticulação de pontos de venda de drogas.
“Em 2024, atuamos em várias frentes de trabalho, já retiramos de circulação quase uma tonelada de drogas, somente esse ano e prendemos vários traficantes, além de aprendermos armamentos pesados, como fuzis e pistolas. Mas nunca deixamos de atuar para combater o microtráfico, com o objetivo de combater as chamadas "biqueiras", "bocas de fumo" ou pontos de vendas de droga, que, na prática, é o que verdadeiramente incomoda a população dos bairros, pois é o local que atrai principalmente os mais jovens e fomenta a prática de outros crimes como furtos e roubos", disse.
O delegado também reforçou que a população pode realizar denúncias através dos canais de Whatsapp pelo número 095-9159-3481 e 99126-6347, pois suas identidades serão integralmente preservadas.
Herbert de Amorim Cardoso, diretor do Denarc, reforçou a importância dessas ações em pontos estratégicos da cidade.
“Tem sido uma determinação da direção da Polícia para atuarmos nessas frentes, onde por muitas vezes pouca droga é apreendida, mas que influencia consideravelmente no cotidiano das famílias, principalmente nos bairros da capital. A meta da Polícia Civil é continuar com esse trabalho", reforçou.
Os três irmãos foram encaminhados à sede da DRE, onde foi lavrado um APF (Auto de Prisão em Flagrante). Na manhã desta quinta-feira, dia 12, eles foram apresentados Audiência de Custódia.
DA REDAÇÃO
Categoria:Polícia