AUTISMO: Teamarr celebra evolução de crianças e adolescentes em encerramento das atividades do grupo de habilidades sociais
Postado
11/12/2024 19H33
Evento contou com participação de pais, servidores da ALE-RR e atendidos pelo centro, e destacou avanços / Foto: Jader Souza /
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta quarta-feira (11), o encerramento das atividades do Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais de 2024. O evento teve participação de beneficiários, pais e servidores da Casa Legislativa.
A ação simulou o fim de ano escolar para os beneficiários, que têm entre 9 e 17 anos. Por isso, foram entregues certificados e relatórios semestrais sobre a evolução de cada um dos atendidos pelo grupo, composto de 48 crianças e adolescentes, sobretudo na área social.
A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, ressaltou que o encerramento das atividades do grupo neste ano simboliza um trabalho de sucesso pensado para dar mais independência aos autistas.
“A partir desse relatório, os pais poderão entender o impacto tão significativo na vida dos próprios filhos. Desta forma, o Teamarr busca cada vez mais dar autonomia às crianças e adolescentes autistas, preparando-os para a sociedade e para tomarem as próprias decisões, com mais segurança”, disse a parlamentar.
Uma das coordenadoras do grupo de habilidades é a psicopedagoga Ana Lídia Mendanha. Ela destacou que, com o relatório em mãos, as famílias podem verificar em detalhes a progressão das aptidões dos atendidos pelo programa da ALE-RR.
“O relatório mostra claramente como eles chegaram aqui e como estão agora, após seis meses de atividades. Afinal, ver a evolução deles, cada passo dado, é um privilégio, além de evidenciar todo trabalho de terapeutas para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes”, frisou a servidora.
Com a palavra, os pais
O evento contou com a participação de mães, pais e familiares, que reforçaram a qualidade de vida dos próprios filhos a partir das terapias e atividades realizadas pelo programa especial da ALE-RR.
Um deles é o motorista Johan Munoz, que tem o filho Zian, de dez anos, atendido pelo Teamarr desde junho deste ano. Ele afirmou que os avanços na sociabilidade e no aprendizado escolar do garoto são evidentes.
“Assim que recebi o diagnóstico do meu filho, busquei uma vaga e, graças a Deus, consegui. Hoje, vejo uma grande evolução dele, especialmente na leitura. Ele tinha dificuldades, mas com o acompanhamento, tem melhorado muito. Estou muito aliviado e feliz com os resultados”, revelou Johan.
Além dele, a dona de casa Kellem Santana também ratifica esse posicionamento ao afirmar que o filho teve grandes ganhos nas áreas motora, social e psicopedagógica.
“Iago tinha muita dificuldade em interagir com os outros, mas agora está interagindo melhor. As professoras notaram uma grande melhora, tanto nas atividades aqui quanto na escola. A psicopedagogia tem ajudado muito, e ele tem se desenvolvido bem desde que começou aqui no Teamarr”, celebrou Kellem.
O programa
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.
O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém as terapias incluem nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, neuropsicóloga, educador físico, assistente social, consultoria jurídica, bem como são estendidas a adultos e pais.
Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
ANDERSON CALDAS
Categoria:Política