27ª EDIÇÃO: Servidores da ALE-RR participam de capacitações em eventos simultâneos
Postado
03/12/2024 20H35
Conferência Nacional da Unale ocorre no Rio de Janeiro até quinta-feira (5) / Foto: Nonato Sousa /
A 27ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores Estaduais da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) iniciou nesta terça-feira (3), no Rio de Janeiro (RJ) e, como parte da programação, servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) participam de eventos simultâneos como forma de integração e atualização sobre as formas de trabalhos dos setores.
O vice-presidente da Região Norte na Unale e deputado estadual de Roraima, Gabriel Picanço (Republicanos), enalteceu a participação contínua da ALE-RR nas conferências.
“Uma grande oportunidade, com participações de todos os estados brasileiros. É um grande aprendizado que todos nós teremos nestes três dias de palestras e eventos para fazer um parlamento melhor”, disse.
A TV Assembleia e Rádio Assembleia de Roraima foram destaques nos casos de sucessos entre as TVs legislativas na reunião da Astral (Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas). A superintendente de Comunicação da ALE-RR e diretora regional Norte, Sonia Lucia Nunes, mostrou aos participantes como a Casa roraimense atua nas pautas institucionais e sociais.
“Apresentamos um pouco sobre os nossos canais de comunicação como um espaço cidadão e como a Assembleia Legislativa de Roraima tem utilizado tanto a rádio quanto a TV para dar voz ao cidadão”, contou Sonia. No encontro, os participantes falaram sobre o futuro dos canais legislativos com o avanço tecnológico.
Segundo contou, as pautas sociais aproximam o cidadão do Parlamento. “Às vezes são pautas que os deputados podem abraçar e transformar em projeto de lei, indicação parlamentar e, dessa forma, a gente exerce a nossa cidadania e eles fazem parte do processo político no Estado de Roraima”, enalteceu a superintendente.
A presença da representação da ALE-RR nas reuniões da Astral é pontuada pelo presidente da entidade, Gerson Castro, que parabenizou o Legislativo roraimense por participar e colaborar para a melhoria das TVs institucionais. “Roraima não só abrilhanta os nossos encontros da Unale, mas também em outros eventos como o de Araras [SP], onde a equipe apresentou a produção do Norte. Isso mostra a competência, a integração ao restante do país e agrega valor”, comentou Castro.
Parceiros da Comunicação, representantes do Cerimonial da ALE-RR acompanharam o painel temático sobre precedência em eventos de alta complexidade. Silvia Macedo coordena a equipe de Roraima e sempre está em busca de mais conhecimentos para qualificar o serviço.
“Aprender o que os outros fazem nas outras Assembleias para aplicar na nossa. Sempre vem uma pessoa de nome de alta relevância no cerimonial do país e teremos Pedro Cardoso, que é um ícone, e o professor Buarque estará conosco. Isso é importante para nós”, elencou.
Cerca de 20 eventos simultâneos ocorrem ao longo desta terça-feira. Na parte jurídica, o procurador-geral da ALE-RR, Paulo Holanda, participou da reunião da Associação Nacional dos Procuradores e Advogados dos Poderes Legislativos dos Estados e Distrito Federal. “Um dos temas abordados foi Inflação Legislativa, essa enxurrada de leis propostas pelo Legislativo, Executivo e Judiciário em que grande parte, cerca de 80%, repete leis anteriores, alterando ou modificando”, declarou.
O superintendente Legislativo da ALE-RR, Jardel Souza, esteve na reunião do Colegiado dos Secretários de Mesa em que discutiram pautas de interesse das Assembleias. “Fui convidado para debater um tema que é muito sensível, um problema nosso que é referente às nossas leis inconstitucionais aprovadas na nossa Assembleia e foi muito importante porque os outros secretários têm outras dinâmicas e levarei daqui muita experiência”, comentou.
A 27ª Conferência Nacional da Unale ocorre na Expo Mag, no Rio de Janeiro, e tem como tema central “O Futuro da Educação no Brasil”. O evento reúne parlamentares, convidados e servidores para debater pontos centrais para todo País.
O presidente da Unale, deputado Sérgio Aguiar (CE), agradeceu a participação dos servidores. Segundo ele, são homens e mulheres que desempenham papel importante para o funcionamento das Casas Legislativas. “Seja na área de gestão legislativa ou serviços gerais. Durante a conferência, a gente convida todas as entidades representativas de todas as profissões, cargos, para que tenham a sua participação para fortalecer ainda mais as discussões”, complementou o deputado.
À tarde, a programação continua com eventos simultâneos e a reunião do Parlamento Amazônico. A abertura oficial será a partir das 19h (horário de Brasília) com a palestra “A vida que vale a pena ser vivida”.
________________________
DURANTE 27ª UNALE
Parlamento Amazônico decidirá em Boa Vista comissão para a COP 30 em 2025
A criação de uma comissão para integrar a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que ocorrerá em Belém (PA) em novembro de 2025, foi sugerida na reunião ampliada do Parlamento Amazônico, realizada no primeiro dia da 27ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), no Rio de Janeiro.
A escolha dos integrantes da comissão deve ser feita em 12 de março, durante a segunda reunião do Parlamento Amazônico na Assembleia Legislativa de Roraima. O primeiro encontro ocorre em Belém, na segunda quinzena de fevereiro.
À frente do Parlamento Amazônico até 2025, o deputado Laerte Gomes (PSD/RO) defende a urgência da integração e discussão com entes internacionais. “Vamos montar a comissão com os técnicos qualificados de cada estado para levantar as pautas e levar as nossas bandeiras à COP 30. Não podemos permitir que venham de fora e queiram implantar, dizer o que nós temos que fazer”, enfatizou.
“Queremos manter a floresta em pé, queremos cuidar, mas também precisamos dar condições para o nosso pequeno produtor ter qualidade de vida para produzir e para ele ser o defensor da nossa floresta”, acrescentou Gomes.
Os deputados manifestaram apoio à sugestão apresentada pela Mesa Diretora do Parlamento Amazônico. Entre eles, os deputados de Roraima Gabriel Picanço (Republicanos), Dr. Cláudio Cirurgião (União) e Chico Mozart (Progressistas), que estavam na plateia e participaram dos debates.
Gabriel Picanço, que é vice-presidente da Região Norte na Unale, destacou que as reuniões do colegiado surtem efeitos e espera que os parlamentares tenham vez e voz na COP 30, mas, para que isso seja possível, o deputado pede mais união entre as bancadas estaduais e federais.
“Nós, da Amazônia, sabemos o que estamos enfrentando na Amazônia. Claro que precisamos de um estudo ampliado, fazer um inventário do que nós temos em pé nas nossas florestas e o que os países têm também. Vamos confrontar quem tem saldo positivo e negativo”, explicou o deputado.
O conselheiro do Parlamento Amazônico, deputado Dr. Cláudio Cirurgião, destacou a importância de inserir as Casas Legislativas do Norte na COP 30. “É de suma importância a participação expressiva de todos os parlamentares que compõem a Amazônia Legal e, claro, o Parlamento Amazônico, com toda sua representatividade, precisa, sim, ter uma cadeira no debate, nas discussões das pautas que levarão aos caminhos do desenvolvimento da nossa Amazônia”, complementou.
Necessidade essa frisada pelo deputado Chico Mozart. “Nós achamos muito importante a participação do Parlamento Amazônico na COP 30, uma vez que somos os representantes do povo, representamos a região da Amazônia que é considerada o pulmão do mundo”, disse Mozart.
Compõem o Parlamento Amazônico os 251 deputados estaduais dos nove estados da Amazônia Legal: Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Acre e Pará.
YASMIN GUEDES ESBELL
Categoria:Política