MOBILIZAÇÃO: Semana da Justiça pela Paz em Casa reforça combate à violência contra a mulher em Roraima
Postado
26/11/2024 09H58
A programação iniciou nesta segunda-feira (25) e segue até 29 de novembro no Estado de Roraima / Foto: Nucri/TJRR /
De 25 a 29 de novembro de 2024, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizará a 28ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa. Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o programa visa fortalecer o combate à violência de gênero e agilizar a prestação jurisdicional em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Neste ano, as ações contam com o reforço do Projeto Caminhos Seguros, desenvolvido em parceria com a Justiça Itinerante do Poder Judiciário de Roraima.
Organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJRR, a Semana contará com diversas ações interdisciplinares e sociais em Boa Vista e no interior do estado, com destaque para as atividades no município de Bonfim.
A campanha destaca o compromisso do Poder Judiciário com a proteção dos direitos das mulheres e a erradicação da violência em suas múltiplas formas. Sob a orientação da Resolução CNJ n.º 254/2018, o evento integra um esforço conjunto que envolve juízes, promotores, defensores, órgãos de segurança pública e entidades da sociedade civil.
Programação da 28ª Semana
Nesta edição, entre as atividades, destaca-se o Projeto "Caminhos Seguros", uma iniciativa inovadora para fortalecer a rede de proteção às mulheres, especialmente em comunidades rurais e indígenas. Grande parte das ações da Semana será realizada no município de Bonfim, que receberá atenção especial com as atividades desse projeto, abrangendo diversas comunidades da região.
Sobre o Projeto Caminhos Seguros
O projeto Caminhos Seguros é uma iniciativa itinerante, realizada pela Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica em parceria com a Vara da Justiça Itinerante, que busca promover ações de combate à violência doméstica em comunidades rurais e indígenas.
As atividades incluem rodas de conversa, oficinas educativas, campanhas de conscientização, e atendimentos individualizados, garantindo que mulheres dessas localidades tenham acesso aos serviços da rede de proteção. Nesta edição, a concentração das atividades no município de Bonfim reflete o compromisso do TJRR em atender as populações mais vulneráveis dessa região.
Confira a programação completa:
26/11
9h - Ação Caminhos Seguros nas comunidades indígenas Jacamim e Manoá (Bonfim)
9h - Workshop “Como Conversar com Autores de Violência Doméstica” (Boa Vista)No Auditório da Casa da Mulher Brasileira
27/11
9h - Ação Caminhos Seguros nas comunidades indígenas Moscow (Bonfim)
15h - Outorga do Selo Mulheres Seguras - 3ª Edição (Boa Vista)Apresentação do Painel de Feminicídio Divulgação do Projeto Investidor AnjoNo Auditório da Casa da Mulher Brasileira
28/11
9h • Ação Caminhos Seguros nas comunidades indígenas Vila Vilena (Bonfim)
15h - Certificação do Projeto Maria vai à Escola - Escola Municipal Professora Amazona de Oliveira Monteiro (Boa Vista)
29/11- Ação Caminhos Seguros nas comunidades indígenas Vila São Francisco (Bonfim)
DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça