Cáritas Brasileira e Sesc Roraima promovem encontro para fortalecer iniciativas de segurança alimentar e nutricional em Boa Vista
Postado
11/11/2024 09H02
Evento gratuito ocorre nesta segunda-feira (11), de 13h às 17h, e vai reunir representantes de organizações da sociedade civil e do poder público / Foto: Divulgação/Cáritas Brasileira /
O número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar severa no Brasil caiu, mas o país ainda está no mapa da fome, conforme relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em julho deste ano. Mais de 8 milhões de pessoas no país, cerca de 3,9% da população, estão desnutridas.
Ter acesso a uma alimentação adequada, segura e saudável, é um direito humano fundamental. Esse será o tema do 1º Encontro Semeando Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pela Cáritas Brasileira e Sesc Roraima, em Boa Vista, nesta segunda-feira (11), das 13h às 17h.
A Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), soma quase 70 anos de atuação junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.
O tema da Segurança Alimentar e Nutricional está presente em sua resposta, por meio do projeto emergencial Sumaúma: Nutrindo Vidas, que desde 2022 serve mais de 2 mil refeições diárias para a população em situação de rua na cidade de Boa Vista, e em 2024, alcançou a marca de 1 milhão de refeições servidas, para mais de 35 mil pessoas únicas. Em 2023, o projeto emergencial venceu o prêmio nacional do Pacto Contra a Fome, um movimento que visa erradicar a fome no Brasil.
Agora, a rede Cáritas se soma ao Sesc Roraima para uma tarde de diálogos a fim de fortalecer iniciativas de segurança alimentar e nutricional. O encontro reunirá representantes de organizações da sociedade civil e do poder público.
“Esse será um espaço que nós estamos abrindo para o diálogo, a troca de experiências e o fortalecimento de iniciativas voltadas à segurança alimentar e nutricional no estado. Nós queremos falar da realidade, mostrar o que nós e outras instituições e o próprio poder público estamos fazendo, trazer esses novos perfis de população em situação de vulnerabilidade aqui no estado, falar dos desafios e começar a falar de possíveis encaminhamentos para enfrentarmos juntos essa situação”, explicou Áurea Cruz, assessora local da Cáritas em Roraima e coordenadora do projeto Sumaúma.
O 1º Encontro Semeando Segurança Alimentar e Nutricional será formado por dois paineis: “Sementes de Dignidade: A Luta pelo Fim da Fome”, mediado por Giovanna Kanas, assessora nacional da Cáritas Brasileira, que faz parte da comunidade de meios de vida e segurança alimentar da Cáritas América Latina e Caribe; e o painel Nutrir Vidas: Segurança Alimentar e Nutricional para Todas e Todos, mediado por Maria Clara Moreno, nutricionista com pós-graduação em nutrição materno infantil, conselheira do CONSEA-RR e nutricionista do Programa Sesc Mesa Brasil em Roraima.
“A realização do encontro é, sem dúvidas, uma oportunidade única para fortalecer parcerias e integrar esforços na luta contra a fome e a insegurança alimentar em Roraima. Nesse encontro, o programa Sesc Mesa Brasil reforça o compromisso do Sesc em trabalhar na promoção da segurança alimentar e nutricional, oferecendo suporte e incentivo à implementação de ações concretas que garantam o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade para as populações em situação de vulnerabilidade”, pontuou Maria Clara.
- Inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.
Sobre o Projeto
Sumaúma: Nutrindo Vidas é uma ação de Segurança Alimentar e Nutricional promovida pela Cáritas Brasileira, com financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
O projeto é realizado em parceria com a Associação Mexendo a Panela e com a Cáritas Diocesana de Roraima. Em média, 2 mil refeições são servidas diariamente no café da manhã e no almoço. O projeto também realiza atividades voltadas para a melhoria da nutrição de crianças e bebês. Em 2024, o projeto alcançou a marca de 1 milhão de refeições servidas, para mais de 35 mil pessoas únicas.
DA REDAÇÃO
Categoria:Ação Social