Eleições 2024 ampliam representatividade feminina em 73,91% nas Câmaras Municipais em Roraima
Postado
08/10/2024 14H34
A bancada feminina na Câmara Municipal de Boa Vista foi que mais aumentou, de quatro eleitas em 2020 para sete vereadoras a partir de 2025 / Foto: Reynesson Damasceno/CMBV /
Na próxima legislatura (2025-2028) as Câmaras de Vereadores dos 15 municípios de Roraima terá 73,91% a mais de mulheres (em todo o Brasil, esse aumento foi de apenas 18%) em comparação com as eleições de 2020, salvo em alguns casos, onde se constatou diminuição da representatividade feminina, após a apuração dos votos nas eleições deste domingo (6). É o caso dos municípios de Pacaraima e Uiramutã, que reduziram suas bancadas femininas de duas para uma e de três para uma vereadora, respectivamente.
Em outros dois municípios, as representantes femininas se mantiveram inalteradas: Normandia (duas vereadoras) e Bonfim (uma).
Os 15 municípios de Roraima somam 157 vereadores, entre homens e mulheres. Em 2020, foram eleitas 23 vereadoras, quatro prefeitas e duas vice-prefeitas, totalizando 29 mulheres. Este ano foram eleitas 40 vereadoras, três prefeitas e quatro vice-prefeitas, totalizando 47 mulheres no legislativo e executivo, um aumento de 62,06%.
Boa Vista foi o município onde a bancada feminina ganhou maior projeção, passando das atuais quatro vereadoras para sete na próxima legislatura - um aumento de 75%. Das quatro atuais vereadoras da capital, apenas duas foram reeleitas: Aline Rezende (Progressistas) e Tuti Lopes (Podemos). As quatro novatas são Walkiria Ribeiro (Republicanos), Bárbara Falcão (Progressistas), Carol Dantas (PSD) e Pastora Carla Messias (Progressistas).
Elas no Executivo
Em 2020, foram eleitas quatro prefeitas e duas vice-prefeitas nos 15 municípios de Roraima, totalizando seis mulheres no Executivo. Este ano, foram eleitas oito mulheres: quatro prefeitas e quatro vice-prefeitas.
O pleito deste ano manteve o mesmo número prefeitas eleitas em 2020: quatro, sendo três reeleitas e uma eleita pela primeira vez. Elas representam 26,66% do total de prefeitos dos municípios de Roraima, percentual bem acima do registrado em todo o Brasil, que é de 13% dos eleitos nas disputas municipais de 2024.
Em 2020 foram eleitas Luiza Maura (em São João da Baliza, reeleita este ano), Dona Nega (Mucajaí, que não concorreu este ano por já estar no segundo mandato), Diane Coelho (Caracaraí, reeleita) e Núbia Lima (Amajari, também reeleita). Marlene Saraiva (Republicanos), eleita em Iracema, foi a responsável por manter o número de quatro prefeitas em Roraima.
Já o número de vice-prefeitas dobrou, de duas para quatro este ano, em comparação com 2020. A começar por Amajari, Gleyce Mota faz dobradinha com a prefeita Núbia Lima; Lisete Spies foi eleita vice-prefeita de Bonfim; Andreia Almeida, em Mucajaí; e Veralice foi eleita vice-prefeita em Normandia.
WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Política