AÇÃO INTEGRADA: Polícia Civil prende homem que atraía crianças com bombons para cometer estupros
Postado
28/09/2024 18H09
O acusado cometeu os crimes em Rorainópolis, mas foi preso no Bairro Colônia Terra Nova, em Manaus / Foto: Divulgação/PCRR /
A PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio equipe da SIOP ( Seção de Investigação e Operação) da Delegacia de Rorainópolis, numa ação integrada com a PCAM (Polícia Civil do Amazonas), por meio do 9° DIP (Distrito Integrado de Polícia), cumpriu um mandado de prisão preventiva na quinta-feira, dia 26, em desfavor do comerciante A.J.L., de 55 anos, por estupro de vulnerável de duas crianças, uma de seis anos e outra de nove anos. As investigações apontaram que o homem atraía vítimas com bombons para cometer a violêcia sexual.
De acordo com informações prestadas pelo delegado titular do município, Rick da Silva e Silva, uma das crianças é portadora de autismo. Testemunhas presenciaram o acusado chamando crianças para dentro de sua casa ofertando bombons. Uma das crianças, vítima de estupro, relatou para a vizinha que foi violentada pelo acusado.
Ainda segundo o delegado, a vizinha se prontificou para registrar a denúncia junto a Delegacia, mas a mãe das crianças teve medo de relatar o crime e sofrer represálias. Ela somente procurou a unidade policial depois de ser notificada pelo Conselho Tutelar, que recebeu uma denúncia anônima sobre o caso.
Na Polícia Civil, após diligêcias, o delegado representou pela prisão preventiva do acusado, que foi deferida pela Justiça.
“O investigado estava em processo de venda do seu comércio e veículo com o intuito de deixar o Estado. As investigações mostraram que ele não se encontrava mais onde residia, tomando rumo ignorado e possivelmente já estava em outro Estado”, detalhou o delegado.
As investigações, segundo o delegado, apontaram que ele estaria no Amazonas e, com apoio do 9º DIP, ele foi preso no Bairro Colônia Terra Nova, em uma quitinete, onde estava morando, na cidade de Manaus.
“O Mandado de prisão foi expedido prontamente e dei ordem de missão aos agentes para que localizassem o autor em Manaus. E com a ajuda da PCAM (Polícia Civil do Amazonas), por meio do 9° DIP (Distrito Integrado de Polícia) prendemos o acusado”, disse o delegado.
Logo após a prisão, o homem foi recambiado para Rorainópolis, onde teve o mandado de prisão formalizado. Nesta sexta-feira, dia 27, o acusado foi apresentado na Audiência de Custódia, onde teve sua prisão homologada e convertida em prisão preventiva.
_________________________
NA BR-174
Polícia Civil autua em flagrante acusados de transportar carga imprópria para consumo e carcaças de baterias usadas
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DDCON (Delegacia de Defesa do Consumidor) autuou dois homens em flagrante por crimes contra o consumidor e contra o meio-ambiente. Eles foram presos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), na quinta-feira, dia 26, com uma carga de chocolates em condições impróprias para consumo e caraças de baterias usadas. Os homens foram presos após uma abordagem a um caminhão de carga no KM 419 da BR 174, em Boa Vista.
De acordo com os Delegados que conduziram o caso pela PCRR, Rodrigo Gomides, titular da Delegacia de Defesa do Consumidor e o Delegado Adjunto, Eduardo Patrício, o condutor do caminhão, R. C. A. S., de 40 anos, e o carona, J. D. R. C., de 21 anos, ao serem abordados por agentes da PRF informaram que estavam transportando chocolates, adquiridos em Marília-SP no dia 19 de agosto de 2024 e que, ao longo do percurso, vinham vendendo os produtos diretamente aos consumidores.
Conforme o delegado Eduardo Patrício, ao solicitar a abertura do baú do caminhão para inspeção, os policiais rodoviários verificaram que a carga não apenas estava sendo transportada de forma irregular, mas, também, que havia 1.370 kg de baterias usadas dispostas sobre as caixas dos chocolates, comprometendo a integridade do produto e tornando-os impróprios para o consumo humano
“O fabricante do produto recomenda o acondicionamento em temperatura refrigerada de até 22°C, o que não foi respeitado. O motorista não apresentou nota fiscal das baterias, apenas da carga de chocolates. Diante da situação, a equipe da PRF acionou a Vigilância Sanitária Municipal que, após análise, decretou o perdimento da carga devido às condições sanitárias inadequadas”, explicou o delegado Patrício.
A carga de chocolates foi apreendida e descartada no aterro sanitário sob supervisão da Vigilância Sanitária Municipal. As baterias, por sua vez, foram autorizadas pela Receita Federal a serem entregues ao condutor do caminhão, conforme explicou o Delegado.
Os dois envolvidos foram apresentados à DDCON, onde o delegado Eduardo Patrício lavrou o APF (Auto de Prisão em Flagrante) contra eles pelos crimes de transporte de produto impróprio para consumo e crime ambiental relacionado às carcaças de baterias. Conforme o delegado, com a somatória dos crimes, não foi cabível arbitrar fiança e, após a conclusão dos procedimentos na Delegacia, os envolvidos foram encaminhados para Audiência de Custódia.
__________________________________
SÃO JOÃO DA BALIZA
Polícia Civil prende suspeito de furto em flagrante
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da equipe da SIOP (Seção de Investigação e Operação) da Delegacia de São João da Baliza, prendeu um homem suspeito de furto, nesta quinta-feira, dia 26.
O crime ocorreu durante a madrugada daquele dia e foi registrado pela vítima, na manhã do mesmo dia, na delegacia do município.
Conforme o delegado titular da Delegacia de Baliza, Ricardo André Mendes, após o registro do boletim de ocorrência, a equipe de investigação iniciou imediatamente as buscas pelo suspeito. Por volta das 16 horas, informações apontaram que ele estava em sua residência.
“Os policiais se deslocaram até a casa, e, após encontrá-lo, o conduziram à delegacia para prestar esclarecimentos”, disse o delegado.
Na unidade policial, o suspeito foi interrogado. A vítima e algumas testemunhas do crime também foram ouvidas. Diante das evidências, o acusado foi autuado em flagrante por furto qualificado e, na manhã desta sexta-feira, dia 27, durante a Audiência de Custódia ele teve sua prisão homologada e convertida em prisão preventiva. Em seguida foi encaminhado ao Sistema Prisional.
DA REDAÇÃO
Categoria:Polícia