PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Prefeitura reforça uso dos ecopontos para descarte correto de materiais recicláveis

Os ecopontos dos bairros Cidade Satélite e Nova Cidade fazem parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) / Foto: Semuc/PMBV /

Você sabia que dois ecopontos dos bairros Cidade Satélite e Nova Cidade já estão em pleno funcionamento em Boa Vista? A população pode levar resíduos recicláveis para serem descartados nesses locais de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado, das 8h às 12h. O objetivo é amenizar o impacto ambiental na capital.

O ecoponto do bairro Nova Cidade fica localizado na rua Curitiba, ao lado da Associação Global de Catadores de Materiais Recicláveis. Já o ecoponto do bairro Cidade Satélite está na rua Cisne, de encontro com a avenida Gêmeos. Logo na entrada dos prédios, profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) coletam os dados de quem fará o descarte: CPF (Cadastro de Pessoa Física), endereço e tipo de resíduo.

“Até esta semana, foram feitos cerca de 160 descartes. Esse trabalho auxilia na vida útil do Aterro Sanitário e gera emprego e renda, contribuindo para uma economia circular. Entregamos os materiais para as cooperativas, onde são prensados e enviados aos grandes centros”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos.

Com a colaboração de todos, Boa Vista caminha para uma cidade mais sustentável e ambientalmente responsável

Todo esse trabalho de preservação ambiental é feito em parceria com a população, o poder público municipal e os profissionais. Ao ver pessoas descartando resíduos de forma incorreta, Ana Lúcia dos Santos, de 62 anos, não aprova. Como uma boa cidadã, ela separa o lixo corretamente e o que pode ser descartado no ecoponto (plásticos, vidros e papel), a aposentada leva ao local durante a semana.

“Ter um ecoponto perto de casa é muito bom. Facilitou minha vida e rotina. Desde a inauguração, estou sempre observando o que tenho na minha casa que pode ser descartado no prédio. Faço a separação de garrafas, caixas de ovos e outros lixos secos. Fico contente de saber que estou ajudando o meio ambiente”, contou Dona Ana Lúcia.

O que pode ser descartado nos ecopontos?

Poderão se descartados pequenas quantidades de galhadas e demais materiais recicláveis, como: sobras de construção civil, sofás velhos, geladeiras sem utilidade, plásticos, alumínio, vidro, entre outros tipos de lixos secos que não estão contaminados ou sujos por substâncias orgânicas.

O que não pode ser descartado nos ecopontos?

Resíduos de lixo úmido que possuem substância orgânica, como os que entram rapidamente em decomposição e atraem vetores, não poderão ser descartados nos ecopontos. Por exemplo: animais mortos, restos de alimentos e lixos domésticos. Pilhas, baterias e outros materiais que contém composição química também não devem ser descartados no local.

Em que horário pode ser feito o descarte?

Os ecopontos estão abertos de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço. Aos sábados, funcionam das 8h às 12h. Nas segundas-feiras, os locais passam por manutenção.

DA REDAÇÃO

Categoria:Meio Ambiente

Deixe seu Comentário