EXPOEDUC 2024: Vencedores do Prêmio Delacir e Meritocracia retornam a Boa Vista com ideias inovadoras após congresso no Nordeste
Postado
27/07/2024 11H19
Os profissionais participam de diversas dinâmicas educacionais, incluindo visitas a escolas, além de trocaram experiências / Foto: Semuc/PMBV /
Para elevar e fortalecer ainda mais a qualidade de ensino na rede municipal, a Prefeitura de Boa Vista garantiu a presença de 15 profissionais da educação, reconhecidos pelos prêmios Delacir e Meritocracia, no Maior Congresso Educacional do Norte-Nordeste, a “ExpoEduc” https://expoeduc.com.br/, que ocorreu desde o dia 25 de julho, no Rio Grande do Norte. Os participantes tiveram acesso a oportunidades de interação e networking.
Com o tema "O que a escola precisa aprender antes de ensinar”, a ExpoEduc 2024 ocorreu no Centro de Convenções de Natal. A iniciativa criada em 2017, visa proporcionar um grande evento de educação que contribui para a formação continuada dos educadores. Para os profissionais de Boa Vista, conhecida como “Capital da Primeira Infância”, esse foi um momento para troca de aprendizados.
“Estamos tendo a oportunidade de vivenciar experiências agregadoras e ter contato com palestrantes que trazem temas atuais na educação. É fundamental investir mais na formação dos profissionais que fazem a diferença na vida das crianças do município. É uma demonstração de valorização dos profissionais da educação”, disse a secretária municipal de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.
Aprender e repassar conhecimentos
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Leidymar Matias, foi convidada para ser uma das palestrantes do evento. Com um currículo vasto, a professora tem experiência em Comportamento Organizacional e planejamento e projetos voltados para o Ensino Fundamental. Além de alfabetização e Educação do Campo e Indígena.
“Nós encaminhamos o relato de experiência e fui selecionada para palestrar. Me sinto muito honrada em poder representar o grandioso trabalho desenvolvido na rede municipal. Na minha escola, a Palmira de Castro Machado, conseguimos elevar o índice de nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). É uma grande realização para a nossa equipe”, contou.
A escola a Palmira de Castro Machado, onde a coordenadora atua, foi a vencedora do Prêmio Destaque no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, em Boa Vista.
AS CRIANÇAS “NÃO PERDEM POR ESPERAR”
Gestora do Núcleo de Creches Senador Hélio Campos desde 2016, Lourdes Vieira foi a 1ª colocada na Categoria Creche do Prêmio Delacir. Ela afirma que retornará para Boa Vista com muitas ideias para colocar em prática com os pequenos.
“É muito gratificante estar neste congresso. A aquisição de novos conhecimentos nos fortalece como profissionais. Isso promove uma gestão democrática e inovadora que contribui de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem das nossas crianças”, garantiu.
Para a professora de braille Evânia Carvalho, vencedora do Prêmio Destaque em Educação Especial, também foi um privilégio participar do congresso. “Vai impactar positivamente as nossas vidas profissionais e pessoais também, resultando na ampliação da nossa capacidade reflexiva e impactando diretamente a nossa prática pedagógica na rede municipal de Boa Vista. Ter esse contato com pessoas de outros Estados é ótimo para abranger a nossa visão de mundo”, afirmou.
BRUNA NORALES
Categoria:Educação