MODERNIZAÇÃO: Defensoria Pública lança novo site com acessibilidade e design intuitivo

Conforme o defensor-geral, Oleno Matos, o novo site amplia a transparência dos atos da instituição / Foto: Ascom/DPE-RR /

A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) lançou nesta quarta-feira (3) seu novo site, com design moderno e intuitivo, acessibilidade em libras e uma série de novos recursos. O evento de lançamento ocorreu no auditório da sede Cível e contou com a presença de membros e servidores.

Além de facilitar o acesso a informações sobre os serviços, endereços e contatos da Defensoria, o novo site foi construído para melhorar a transparência dos atos da instituição, conforme o defensor público-geral, Oleno Matos. Ele explica que o quesito é avaliado pela Associação Nacional dos Tribunais de Contas (Atricon), que concede certificações como selos prata, ouro e diamante, aos órgãos que atingem níveis de transparência considerados aceitáveis.  

“Há uma cobrança em torno de todos os órgãos públicos, no sentido de dar uma maior transparência dos seus atos, dos gastos públicos. Com esse novo site, a gente espera atender as resoluções que ditam esse regramento, para que a Defensoria Pública alcance um patamar ideal de transparência”, salientou.

A servidora Jainny Diogo, uma das responsáveis pela implementação do novo site, explica que a acessibilidade também foi um ponto forte na construção do novo site. Todo o trabalho foi desenvolvido em parceria entre a Assessoria de Comunicação e os Departamentos de Administração e de Tecnologia de Informática e Comunicação.

"A principal diferença do novo site está na acessibilidade. É muito intuitivo. Na primeira página, o assistido encontra nossa carta de serviço, um campo de perguntas frequentes sobre documentos e atendimentos da Defensoria, e acesso direto à nossa assistente virtual, a Diva, pelo WhatsApp, onde é possível agendar atendimentos nas áreas cível, criminal e Câmara de Conciliação", explicou.

Jainny detalha que o site também é resultado de uma análise minuciosa dos 76 itens da Cartilha Nacional da Transparência Pública, pois a meta é obter a maior avaliação do Atricon. Ela salienta que haverá um espaço para a população fazer sugestões, elogios ou reclamações, no campo Ouvidoria. A área de licitações no site também foi totalmente repaginada, para facilitar o acesso de informações aos fornecedores.

“Nosso objetivo é conseguir o selo da Atricon este ano e chegar ao nível diamante, saindo da baixa transparência para estar entre os melhores do estado", afirma.

Devido a transferência de dados do site anterior para o novo, todas as funcionalidades devem estar ativas no prazo de 10 dias. A população já pode acessar o endereço defensoria.rr.def.br e conferir o novo design.

DA REDAÇÃO

Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário