Soldado Sampaio confirma rompimento com governador Antonio Denarium
Postado
06/04/2024 19H46
Rompimento pode prejudicar a pré-candidatura de Catarina Guerra à Prefeitura de Boa Vista / Foto: Samantha Rufino/g1 RR /
Uma Nota de Esclarecimento emitida na tarde deste sábado (6) pelo deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos) em suas redes sociais confirmou o boato sobre o rompimento dele com o governador Antonio Denarium (Progressistas), a quem era leal desde o segundo turno das eleições de 2018.
Sampaio chegou a ser secretário-chefe da Casa Civil de Denarium, quando deixou o cargo para concorrer à presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), cargo que ocupa até hoje.
Na nota, Sampaio esclarece que a decisão de romper politicamente com o governador foi "fruto de uma reflexão coletiva" e que a tomou devido a "acontecimentos ocorridos nos últimos dias que tornaram insustentável essa parceria". Entre esses acontecimentos, ele cita:
- o uso do serviço de inteligência para espionar membros do Parlamento Estadual; e
- forma desrespeitosa nas composições das pré-candidaturas para as eleições municipais.
Sampaio encerra a nota afirmando que mantém seu "compromisso com o desenvolvimento econômico e social do estado de Roraima, não realizando nenhuma ação à frente do Poder Legislativo Estadual que prejudique esse compromisso".
Veja abaixo a nota na íntegra:
Denarium diz que não era seu desejo romper
Também por meio de nota, o governador Antonio Denarium se posicionou agora há pouco. Ele confirma que recebeu o comunicado sobre o desligamento do deputado Soldado Sampaio, mas que não é seu desejo romper, "nem com o deputado ou com nenhum representante do povo".
Denarium também que nunca afrontou ou deixou de cumprir com compromissos firmados e que sempre respeitou a independência e harmonia dos poderes, "não promovendo quaisquer tipo de interferências em suas gestões".
Leia abaixo a nota na íntegra:
No fogo cruzado
No meio desse fogo cruzado está o senador Mecias de Jesus, do mesmo partido de Soldado Sampaio, com quem mantém amizade de longa data (desde quando eram colegas de parlamento) e aliado de primeira hora do governador Antonio Denarium.
Á reportagem da Web Rádio Opinativa, Mecias de Jesus disse que o momento é de espera, para evitar maiores confusões. "O meu posicionamento é de espera, de aguardar, de ficar atento e evitar confusões maiores", disse, sem dar maiores detalhes de como fica o apoio à pré-candidatura da deputada estadual Catarina Guerra à Prefeitura de Boa Vista.
A reportagem apurou, no entanto, que Mecias de Jesus só tomará uma posição mais firme caso Sampaio decida se aliar com o ex-senador Romero Jucá (MDB).
Catarina, a maior prejudicada
O maior estrago com essa 'bomba' do rompimento político entre Soldado Sampaio e o governador Antonio Denarium é na pré-candidatura da deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) à Prefeitura de Boa Vista.
Se não bastasse a briga interna dentro do partido pela preferência da candidatura entre ela e o presidente regional do União Brasil, deputado federal Ncoletti, a deputada Catarina agora se vê diante de mais esse impasse: Sampaio manterá ou não seu apoio?
Em sua nota, Sampaio não cita Catarina, alimentando boatos que circularam mais cedo de que, com esse compimento, ele anunciaria seu apoio ao prefeito Arthur Henrique (MDB). A reportagem questionou Soldado Sampaio, via WhatsApp, sobre essa possibilidade, mas até o momento ainda não recebeu retorno.
Catarina também foi questionada se já conversou com Soldado Sampaio, mas ainda não deu resposta.
Soldado Sampaio se tornou, nos últimos anos, uma das maiores lideranças políticas do Estado. Durante entrevista coletiva concedida no Boa Vista Eco Hotel no dia 7 de março, Soldado Sampaio estava presente quando o governador Antonio Denarium anunciou oficialmente seu apoio à pré-candidatura de Catarina Guerra.
Naquela ocasião Sampaio (juntamente com os senadores Mecias de Jesus e Hiran Gonçalves, além do vice-governador Edilson Damião) também abraçou a pré-candidatura de Catarina Guerra.
É inegável que um rompimento dessa magnitude entre aliados de peso, quem mais sai prejudicada é Catarina Guerra, que está inclusive ameaçada de perder o mandato por infidelidade partidária caso mantenha sua pretenção de concorrer à Preteitura de Boa Vista.
Esperemos, então, os próximos capítulos.
WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Política