COMITIVA INTERNACIONAL: Governador Antonio Denarium recebe embaixadores e debate perspectivas da imigração e economia em Roraima

Os representantes do Canadá, Austrália e Países Baixos conversaram sobre questões humanitárias e de refugiados, além de temas de potenciais áreas de cooperação entre Roraima e os três países / Foto: Thiago Feitosa /

Nesta segunda-feira, 27, o governador Antonio Denarium, recebeu uma comitiva de embaixadores no Brasil em visita a Roraima. Os diplomatas Emmanuel Kamarianakis (Canadá), Sophie Davies (Austrália) e André Driessen (Países Baixos) estão cumprindo agenda no Estado acompanhados do representante da Acnur (Agência da ONU para Refugiados) no Brasil, Davide Torzilli, que também participou da reunião.
 
Os representantes conversaram sobre questões humanitárias e de refugiados, além de temas de potenciais áreas de cooperação entre Roraima e os três países. Participaram ainda o vice-governador Edilson Damião e secretários de Estado.

Durante as discussões, os representantes puderam debater assuntos como desenvolvimento econômico local e potenciais oportunidades de parcerias na produção comercial em Roraima com parceiros dos países.

O governador Antonio Denarium expressou satisfação em receber a delegação e destacou a importância do diálogo para encontrar soluções conjuntas que beneficiem a população do Estado.
 
“São visitas muito interessantes e importantes para Roraima. Conseguimos entender o que o mundo está pensando sobre o Brasil, a Amazônia e quais oportunidades nosso Estado pode alcançar em termos de desenvolvimento e parcerias econômicas”, disse.
 
O embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen, afirmou que a Holanda tem uma crescente parceria econômica com o Brasil e boa cooperação em temas como clima, sustentabilidade, combate ao desmatamento e ao tráfico de drogas e crime organizado transnacional. Alguns dos temas levantados pelo diplomata foram a tecnologia e inovação com foco em sustentabilidade e transição energética.
 
“Estamos prospectando saber como os Estados brasileiros estão em termos de créditos de carbono. É um mercado que está crescendo na Europa e há muito interesse por buscar parceiros no Brasil”, relatou.

Durante a Expoferr Show 2023 (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), o governador Antonio Denarium assinou protocolo de intenções com o Banco do Brasil que permite identificar produtores roraimenses que possam captar recursos para a venda de créditos de carbono no Programa de Bioeconomia. Há expectativa para a movimentação de R$ 50 milhões neste segmento comercial.
 
IMIGRAÇÃO
 
Na oportunidade, o governador explicou, com enfoque em análise do cenário político e socioeconômico local e em atenção para os impactos da imigração, principalmente nas áreas de saúde, segurança pública e desenvolvimento.
 
“Nosso Estado vem crescendo de maneira vertiginosa e a perspectiva para o futuro é de uma participação cada vez maior do setor privado na economia graças ao trabalho que estamos fazendo atraindo investimentos para Roraima. É certo que dentro desse processo, a força de trabalho dos imigrantes é muito importante, mas expliquei que também absorvemos muito do impacto dos custos no setor público com o crescimento da população, que tem acontecido de maneira muito rápida”, disse o governador Antonio Denarium.

O chefe do Executivo roraimense ressaltou para os diplomatas durante o encontro a estimativa do Governo do Estado que, desde 2016, soma mais de R$ 500 milhões em investimentos voltados a atendimentos e serviços públicos voltados à população imigrante.
 
Essa sensibilização por soluções referentes aos impactos da imigração junto à União é baseada de acordo com os fundamentos jurídicos empregados pelo Estado de Roraima na ACO (Ação Civil Originária) nº 3.121 no Supremo Tribunal Federal, impetrada em outubro de 2020. Na peça, a Corte determinou ao Governo Federal a imediata transferência de recursos adicionais ao Estado em quantia correspondente a 50% dos gastos para suprir a metade dos custos da prestação de serviços públicos aos imigrantes.

DA REDAÇÃO
Categoria:Política

Deixe seu Comentário