PROTEÇÃO: Ações educativas, debates e palestras fazem parte da programação da 25ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa
Postado
21/11/2023 12H34

Os trabalhos são coordenados pelo TJRR, por meio da Coordenadoria de Violência Doméstica, e ocorrem de 21 a 24 de novembro, na capital e no interior / Arte: Nucri/TJRR /
O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Coordenadoria de Violência Doméstica (CEVID/TJRR), promove de 21 a 24 de novembro, a 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater a violência doméstica contra a mulher.
A semana conta com uma programação repleta de ações educativas, debates e palestras, que aborda a promoção da proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ampliar a efetividade da lei Maria da Penha, concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados a violência de gênero.
A última edição do ano da Semana Pela Paz em Casa ocorre em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a juíza coordenadora da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Suelen Alves, a ação reafirma o compromisso do judiciário no enfrentamento a violência contra mulher.
“No Judiciário de Roraima, além das audiências pautadas, também inclui ações organizadas CEVID/TJRR com o objetivo de dar visibilidade à questão da violência de gênero para que esses crimes sejam denunciados, e divulgar os diversos canais que integram a rede de proteção às vítimas desse tipo de violência”, afirmou a magistrada.
As ações da Semana Pela Paz em Casa contribuem na agilização dos julgamentos, de forma concentrada na semana, e contribuem com ações de formação junto à Rede de Atendimento.
Segundo a chefe do Setor de Enfrentamento a Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Mesquita, na última edição do ano, a CEVID/TJRR, também realizará a entrega dos Selos Mulheres Seguras - 2ª Edição, que teve cinco programas inscritos e que serão divulgados no dia 22 de novembro. As ações serão realizadas em diferentes locais da capital e do interior do estado.
Programação:
Dia 21 de novembro - 15h:
- Local: Fórum Criminal, sala 224, CEVIDTJRR;
- Reunião com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para entregar a tradução da cartilha "Estou Namorando e Agora?" em espanhol;
- Reunião com o secretário de Educação para discutir ações de prevenção à violência doméstica nas escolas.
Dia 22 de novembro - 15h:
- Entrega do Selo Mulheres Seguras a mulheres que se destacaram na luta contra a violência doméstica - Auditório da Casa da Mulher Brasileira (CMB);
- Palestra sobre violência doméstica na Universidade Estadual de Roraima (UERR), em Rorainópolis.
Dia 23 de novembro - 15h
- Certificação do Projeto Maria vai à Escola, que promove a conscientização sobre a violência doméstica entre adolescentes;
- Capacitação sobre deslocamento forçado e violência de gênero, voltada para servidores do TJRR e de instituições parceiras. Sede da Cáritas (Rua Floriano Peixoto, 402 - Centro)
Dia 24 de novembro - 9h30:
- Roda de conversa sobre "Construindo um Ambiente Seguro: TJRR e a Prevenção da Violência Doméstica" - evento ocorrerá simultaneamente nas unidades da capital (Sede Administrativa do TJRR, Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, Palácio da Justiça e Fórum Cível Advogado Sobral Pinto);
- Palestra sobre violência nas relações de namoro, realizada com alunos da Escola Fernando Grangeiro, na Casa da Mulher Brasileira.
DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça