Em parceria com ONG, Prefeitura leva atendimentos de saúde gratuitos ao loteamento João de Barro

Diversos atendimentos foram ofertados de forma gratuita, com foco nos migrantes e moradores do loteamento / Foto: Leo Costa /

Moradores do loteamento João de Barro foram contemplados nessa terça-feira, 07, com uma ação solidária em saúde promovida pelo Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR - Roraima) em parceria com a Prefeitura de Boa Vista. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) levou diversos atendimentos gratuitos à população da região.

Foram disponibilizadas todas as vacinas que integram o Calendário Nacional (adulto e pediátrico), escovação supervisionada, entrega de kits de higiene bucal, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, suplementação de Vitamina A, além de distribuição de hipoclorito e preservativos.

“Viemos com essa proposta de contribuir com o trabalho da SMJR, ofertando diversos serviços em saúde para os moradores do loteamento que, infelizmente, ainda não dispõe de uma unidade de saúde no local. Trouxemos profissionais da área para dar essa assistência merecida aos moradores”, explicou Gilmara Alves, coordenadora de ações estratégicas da SMSA.

Conforme a psicóloga e integrante da equipe de proteção da SJMR, Halaine Bento, o trabalho da ONG tem como foco os migrantes que estão fora de abrigos. “Nossas ações são direcionadas a essa população migratória que está fora dos abrigos, em vulnerabilidade, pensando na inserção de políticas públicas para esse público”, disse.

OPORTUNIDADE

A venezuelana Eliana Arenas aproveitou a oportunidade para colocar em dia o cartão de vacina do filho, o pequeno Jeniel Cunema, de 10 meses. “Faltavam algumas vacinas para o meu filho. Gostei muito da ação”, contou.

Kelly Diniz, brasileira e moradora do loteamento João de Bairro, também marcou presença, destacando a importância da ação. “Para a gente que mora aqui é muito bom, pois quando precisamos de algum atendimento temos que ir para outros bairros. Estou aproveitando para me consultar com um clínico geral”, falou.

ACOMPANHE OS NÚMEROS

Na ação foram aplicadas 344 doses de vacina em 180 pessoas; Foram feitos 78 Testes Rápidos; 18 crianças receberam a suplementação da vitamina A; 32 famílias foram atendidas com a pesagem em cumprimento às condicionalidades do Bolsa Família. Teve ainda escovação supervisionada em 120 crianças e a entrega de 300 kits odontológicos. Além disso, teve a distribuição 500 frascos de hipoclorito e cerca de 2 mil preservativos.

SOBRE A ONG

Organizado em 50 países e especializado em migração, deslocamento forçado e refúgio, o SJMR tem beneficiado milhares de pessoas com a prestação de serviços gratuitos, intervenções emergenciais, proteção, projetos de educação, integração, apoio psicossocial e pastoral.

Mais informações sobre as ações desenvolvidas e de que forma você pode contribuir com o trabalho do SJMR, basta entrar no site: https://sjmrbrasil.org/

MARCUS MIRANDA
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário