Gabriel Mota diz que sua bandeira na Câmara Federal será defender os interesses de Roraima

O futuro deputado federal Gabriel Mota (C) ocupará a vaga de Jhonatan de Jesus (E), que foi indicado nesta quinta-feira, 2, pela Câmara, para ser ministro do TCU / Foto: Divulgação /

Na expectativa de assumir como deputado federal ainda este mês, o vereador Gabriel Mota (Republicanos), de Boa Vista, já tem as bandeiras que pretende defender no Congresso Nacional definidas.

Primeiro suplente do Republicanos em Roraima, Gabriel Mota vai substiuir o deputado federal Jhonatan de Jesus, que nesta quinta-feira, 2, foi indicado pelo plenário da Câmara para ser ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A indicação ainda precisa passar pelo Senado.

Ao falar de futuro, Gabriel Mota afirma que defender os interesses de roraima será sua bandeira no Congresso Nacional. Entre essas bandeiras, ele cita internet de qualidade para Roraima e controle da imigração venezuelana.

"O que a gente espera é poder defender os interesses do Estado. Roraima será a minha prioridade. A gente tem hoje a pior internet do Brasil. Semana sim, semana não, para tudo no Estado por falta de internet; essa questão da imigração venezuelana que estamos vivenciando uma nova onda agora. Inclusive, essa semana o prefeito Juliano Torquato, me informou que somente em um dia entrou em Pacaraima 1.600 migrantes cadastrados. Imagina quantos não entram sem ser cadastrado?", pondera.

Gabriel Mota també afirma que a boa trafegabilidade nas rodovias federais que cortam o Estado também fará parte do seu trabalho em Brasília, além de destinar recursos para a capital Boa Vista, onde obteve a grande maioria dos votos no município, quando se elegeu vereador pela segunda vez em 2020.

"Também temos essa preocupação com as nossas rodovias federais. A BR-174 está novamente em estado crítico, especialmente dentro da Reserva Waimiri-Atroari; a BR-210, vai até a vila Entre Rios, em Caroebe, também está muito ruim e precisa de uma atenção especial. Vamos ajudar, apoiar o governador Antonio Denarium e os pequenos municípios nessas questões, além de dar também uma atenção especial a Boa Vista, onde estou vereador já no segundo mandato. As pessoas acreditaram no nosso compromisso de ajudar Boa Vista, onde eu obtive 80% dos meus votos no município na eleição passada. Então, a gente tem que dar uma atenção especial", enfatiza.

Trâmite até a posse

Para que Gabriel Mota assuma como deputado federal, ainda precisa de um trâmite que envolve, além da Câmara dos Deputados, também o Senado, o TCU e a Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV).

Após indicado pela Câmara Federal para ocupar o cargo de ministro do TCU, o deputado Jhonatan ainda passará pelo crivo do Senado, o que pode acontecer já na próxima semana. Depois de aprovado no Senado, Jhonatan deverá renunciar ao mandato na Câmara para poder ser nomeado ministro pelo TCU.

Após a renúncia de Jhonatan, o suplente Gabriel Mota também renuncia ao mandato de vereador na CMBV e aí, sim, estará pronto para assumir como deputado federal.

Na CMBV, quem assume como vereador na vaga de Gabriel Mota é o professor Samuel Lopes, que obteve 1.717 votos no pleito de 2020.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Política

Deixe seu Comentário