MPRR inaugura sede própria da Promotoria de Justiça de Rorainópolis

Solenidade de inauguração ocorreu nesta segunda-feira, 30 / Foto: Ascom/MPRR /

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) inaugurou nesta segunda-feira, 30 de janeiro, a sede própria da Promotoria de Justiça da Comarca de Rorainópólis, a 300 km da capital.

Localizada no centro da cidade, na Avenida Dra Yandara, esquina com a BR-174, a nova instalação do MPRR conta com sala de reuniões, gabinetes, salas de assessoria, segurança institucional, copa, recepção, além das residências dos Promotores de Justiça e uma praça que será mantida pela Instituição para uso da população do município, uma inovação dentro do conceito de gentileza urbana.
 
A cerimônia de inauguração foi conduzida pela Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, e contou com a presença do prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira, do Presidente da Câmara Municipal, Edivan Ivo, do Secretário de Estado Adjunto de Planejamento, Fábio Martinez, do Deputado Estadual Cláudio Linhares, do Defensor Público-Geral, Oleno Matos, e também de Membros e servidores do MPRR.

A PGJ destacou que o MPRR busca defender os direitos fundamentais de cada roraimense de forma efetiva e a nova sede oferece mais conforto e, consequentemente, melhoraria no atendimento.

"A nossa sede foi construída onde simbolicamente é o marco zero, a Gênesis da cidade de Rorainópolis, próximo a BR-174 e da feira da cidade. Isso permite um melhor acesso a todos os moradores da região, aproximando ainda mais cada cidadão do Ministério Público”, ressaltou a PGJ.

Para o prefeito de Rorainópolis, a melhor estruturação do MP é um avanço para o cidadão. 
“Para nós munícipes, o Ministério Público tem se destacado cada vez mais em seu trabalho. Um exemplo disso, é o prédio próprio. Lembro que, logo no início, andamos em vários pontos da cidade e, desde então, sabíamos que o melhor local seria próximo à BR-174, um local acessível às pessoas que precisam do apoio do MPRR . Como prefeito, fico feliz, pois foi um projeto que encaminhamos para a Câmara, conversamos com os vereadores, tivemos o apoio deles na aprovação do terreno que hoje se concretiza em prédio próprio do MPRR”, destacou o prefeito.

Projeto de construção e revitalização das sedes do MPRR

A construção do prédio faz parte da estratégia da gestão de revitalizar e construir sedes próprias do MPRR no interior de Roraima. A Promotoria de Justiça de Mucajaí foi inaugurada em setembro do ano passado, as obras da sede da Promotoria de Caracaraí serão finalizadas no próximo mês e, em São Luiz, o processo licitatório para construção da nova sede está em andamento. As Promotorias de Bonfim e Alto Alegre foram revitalizadas e, em Pacaraima, a Promotoria foi transferida para um local com melhores instalações. O MPRR construiu, reformou, manteve, adequou e revitalizou entre 2019 e 2022, quase 30 mil m².

Os projetos de construção do MPRR são inéditos e autorais, pois hoje estão sob uma nova plataforma de tecnológica BIM, onde todos os projetos são compatibilizados à medida que são produzidas as partes arquitetônica, hidrossanitária, elétrica, lógica, ar-condicionado, geração alternativa, acessibilidade e sustentabilidade simultaneamente, evitando refazimentos, conflitos executivos e desperdícios. São autorais na medida em que todas as disciplinas de projetos foram produzidas por arquitetos, urbanistas e engenheiros do próprio MPRR/CAE. O Ministério Público ainda inova com a aplicação de conceitos sociais em seus projetos, como o da Gentileza Urbana, construindo praças junto aos seus novos edifícios, aproximando a população e a entidade ministerial.

As obras, por nascerem com projetos compatibilizados, ganharam orçamentos reais, cronogramas físico-financeiros menores, processos executivos mais limpos e sustentáveis com redução de resíduos, controle orçamentário aberto e transparente.

DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário