NOVEMBRO ROXO: HMI treina enfermeiros e técnicos sobre o uso de catéter em bebês

A programação segue até o fim deste mês / Foto: Ascom/Sesau /

Dando sequência à programação do Novembro Roxo, o HMI (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth) promoveu, nesta quinta-feira, 9, um treinamento voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham com recém-nascidos internados na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal).
 
A atividade foi realizada pela manhã no auditório da Maternidade. A temática abordada contou com conteúdo teórico e prático sobre os cuidados dos bebês em uso de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica).
 
De acordo com a enfermeira Laura Pinto, a utilização do dispositivo tem se provado a melhor opção para as unidades neonatais, uma vez que possui potencial menos invasivo para a saúde dos bebês, onde o vaso sanguíneo não fica inutilizado e o paciente permanece com a rede venosa preservada ao sair do hospital.
 
“O objetivo dele é durar bastante, para que toda medicação seja feita por esse cateter até o fim da internação, evitando futuras punções e estresses no recém-nascido, pois se tratam de condutas dolorosas”, ressaltou.
 
A técnica em enfermagem Ana Cassia Freitas trabalha na Ala das Rosas há nove anos. Apesar de não ser da UTIN, ela participou do treinamento para agregar conhecimento na sua vida profissional.
 
“É um progresso. Quanto mais cursos vierem para os profissionais se aperfeiçoarem e aprenderem novas técnicas, melhor. Hoje estou na [Ala das] Rosas, mas depois posso ir para a UTI onde tem essa manipulação do PICC. Para mim, é de grande valia aprender, porque conhecimento é sempre necessário”, pontuou.
 
Além de capacitações, o Novembro Roxo no HMI também terá momentos de sensibilização junto às pacientes da Unidade. A programação segue até o fim deste mês.
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
 
11/11 – Treinamento sobre fonoaudiologia intensiva neonatal, às 10h e 16h.
 
17/11 – Café da manhã para as mães da UNCINCa e Chá da Tarde para as mães da casa da gestante, às 10h e 15h.
 
22/11 – Treinamento sobre infecção primária da corrente sanguínea, 9h e 15h.
 
23/11 – Blitz Educativa na Ala das Rosas, às 15h.
 
24 e 25/11 – Curso de Sensibilização do Método Canguru, de 8h às 18h.
 
28/11 – Curso de admissão do recém-nascido em unidade Neonatal, às 9h e 15h.
 
29 e 30/11 – Curso de manejo clínico em aleitamento materno, de 8h às 18h.

SUYANNE SÁ
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário