Cristina Serra palestra no 1º Congresso dos Jornalistas de Roraima

Cristina Serra falou sobre o tema "O Jornalismo Sob Ataque: Da Indústria das Fake News e da Distorção do Princípio da Liberdade de Imprensa" / Foto: Divulgação /

Com o tema “JORNALISMO E CÓDIGO DE ÉTICA: POR DIREITOS HUMANOS NA AMAZÔNIA", o Sinjoper (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima) promove durante todo o dia de hoje, 15, no auditório do PRONAT-UFRR (Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais) o seu primeiro congresso.

A abertura solene ocorreu às 10h e a programação encerra às 18h, com um cofee break servido aos participantes.

Conforme o presidente do Sinjoper, Paulo Thadeu Franco das Neves, o congresso faz parte da programação de aniversário de 31 anos do sindicato.

"Nosso primeiro Congresso, em comemoração aos 31 anos de fundação do Sinjoper. É um congresso de formação, de debate. Temos uma pauta bem interessante, discutir a Amazônia, discutir direitos humanos. Nos dias atuais é uma ousadia promover um congresso bem no meio desse tumulto social que nós vivenciamos", afirmou.

Paulo Thadeu também enfatizou que o simpósio é também uma provocação para a categoria local, da Amazônia e de todo o Brasil, no sentido de que
mesmo isolados, os profissionais do Norte, de Roraima, ainda resistem a toda essa situação de negação, de ataques à imprensa e de ameaças de todos os sentidos que a categoria vem sofrendo constantemente.

O simpósio também terá um momento de homenagem aos jornalistas que presidiram o Sinjoper nesses 31 anos de lutas. "A homenagem também é uma forma de homenagear as gestões anteriores, na pessoa do presidente eleito, reconher esse trabalho nesses 31 anos do Sinjoper", explicou.

Serão homenageador os jornalistas que atuaram e atuam na gestão no período de 1991 a 2022.

- Fátima Oliveira (1991)
- Marcia Seixas (In memoriam)
- Rui Figueiredo
- Ionio Alves 
- Humberto Silva (In memoriam)
- Gilvan Costa (2006-2015)
- Aroldo Pinheiro (2012)
- Adriana Cruz (2018)
- Paulo Thadeu (2022)

Pela manhã, a palestra "A Ideia de Civilização nas Imagens da Amazônia", com o professor doutor da UFRR, Maucício Zouein, abriu o congresso. Em seguida, foi a vez da convidada ilustre do evento, a jornalista Cristina Serra, palestrar sobre tema "O Jornalismo Sob Ataque: Da Indústria das Fake News e da Distorção do Princípio da Liberdade de Imprensa".

"O cenário, de fato, é desafiador, mas é muito importante ter acadêmicos, pessoas que estudam Jornalismo, que pesquisam, junto com os jornalistas, porque a academia precisa pensar essa realidade, entender essa realidade e oferecer soluções. E os jornalistas têm que exercer o seu trabalho com a coragem de sempre com esse compromisso com a informação, que é um compromisso social", afirmou.

Cristina Serra enfatizou, ainda, sobre o principal papel do jornalista, que é levar informação de qualidade para a sociedade.

"O papel do jornalista é levar informação de qualidade para a sociedade. Essa é a nossa forma de ajudar a sociedade. Essa é a nossa forma de melhorar a coletividade, de ajudar a melhorar a nossa democracia e o nosso país, então, é seguir em frente com a consciência tranquila de que nós fazemos um trabalho que é muito importante para a sociedade como um todo", destacou.

Cristina Serra é paraense, formada pela Universidade Federal Fluminense, ex-Rede Globo, colunista da Folha de São Paulo e do ICL Notícias.

- Clique aqui para assistir às palestras realizadas pela manhã.

Na programação da tarde, mais palestras e mesa de debate. Confira:

- 14h - Palestra: "A organização e atuação da rede de proteção a jornalistas e comunicadores", com o presidente do Sinjoper, Paulo Thadeu Franco das Neves.

- Palestra: "A Fenaj: sua atuação e a luta pela valorização do diploma de jornalista", com a jornalista Adriana Cruz, vice-presidente regional da Fenaj (Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia).

- Palestra: “Pelo fortalecimento do SINJOPER: sindicalização, contribuição e participação” com a Jornalista Marilena Freitas, da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, Tesoureira do SINJOPER e mestranda do PPGCOM/UFRR.

- 15h20: Mesa debate - "Pela valorização e fortalecimento do curso de graduação e pós graduação em Comunicação nas universidades públicas”. Participação do professor José Tarcísio da Silva Oliveira Filho - Coordenador do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFRR, do professor Luís Francisco Munaro - Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Roraima, Acadêmico Cauã Plácido Peres - Presidente do Centro Acadêmico de Comunicação da UFRR. Mediação do SINJOPER (Jornalista Ricardo Honorato).

- 16h20: Mesa Debate - “O uso do Código de Ética dos Jornalistas na atual conjuntura”. Participação do jornalista Fernando Estrela - presidente da comissão de Ética do SINJOPER, jornalista Antônio Lima Junior,  da representação do Sindicato dos Jornalistas do estado do Ceará junto a FENAJ, e da jornalista Cristina Serra  associada da Associação Brasileira de Imprensa - ABI. Mediação do SINJOPER (Jornalista Sônia Nunes).

- 17h20: Homenagem aos presidentes do SINJOPER nesses 31 anos de fundação do sindicato. (Jornalistas Joselinda Lotas e Dênis Martins) e Leitura da Carta aos Jornalistas de Roraima assinada pela Diretoria do SINJOPER (Jornalista Érica Figueredo)

- 17h50: Fala de encerramento do Congresso - Pres. do SINJOPER jornalista Paulo Thadeu F. das Neves.

- 18h - Coffee Break

- Clique aqui para acompanhar ao vivo a segunda parte do simpósio.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Jornalismo e Comunicação

Deixe seu Comentário