Júri popular elege filme de Roraima como melhor curta de animação em Encontro Nacional de Cinema e Vídeo

A inacreditável história do milho gigante” foi o único filme de Roraima entre os 20 selecionados, dos 245 filmes inscritos de todo o Brasil / Foto: Divulgação /

O filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, realizado pela produtora Platô Filmes e dirigido por Aldenor Pimentel, ganhou o prêmio de melhor curta de animação no 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, pelo Júri Popular.

Realizado em Floriano (PI) pela Escalet Produções Cinematográficas, o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo divulgou o resultado no dia 5 de dezembro, em cerimônia transmitida pelo Instagram. O vídeo da cerimônia na íntegra está disponível em: www.instagram.com/p/CXH6q1yIZYP. O anúncio do prêmio ao filme de Roraima está no minuto 28.

O filme roraimense disputava ainda o troféu “Cacto de Ouro 2021” pelo Júri Técnico em outras cinco categorias: melhor filme de animação, melhor diretor, melhor roteiro, melhor montagem e melhor trilha musical.

“A inacreditável história do milho gigante” foi o único filme de Roraima entre os 20 selecionados, dos 245 filmes inscritos de todo o Brasil, entre longas e curtas de ficção, animação e documentais.

“A inacreditável história do milho gigante” é um curta-metragem de cinco minutos, totalmente produzido em Roraima e finalizado em 2021. O filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).

O enredo do filme roraimense é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?

Este é o segundo prêmio conquistado pelo filme roraimense. O primeiro foi a menção honrosa recebida na Mostra Especial do 4º Festival de Cinema de Rua de Remígio, na Paraíba.

Além disso, “A inacreditável história do milho gigante” foi selecionado para exibição nos seguintes festivais de cinema nacionais e internacionais: IV Mostra Sesc de Cinema, do Sesc Nacional, I Mostra Escolar de Animação, de Goiás, V Festival Audiovisual do Vale dos Dinossauros (Festissauro) e 10º Festival Cinema com Farinha, ambos da Paraíba, e Festival Internacional de Fotografia e Curta-Metragem (IPSMF, sigla em Inglês), da Indonésia.

“A inacreditável história do milho gigante” está disponível temporariamente no canal do Sesc-PA: www.youtube.com/watch?v=sSD2CrC3BpQ&t=28s. O cordel que inspirou o filme está à venda na Banca Playboy, na Avenida Jaime Brasil, no centro de Boa Vista.

DIVULGAÇÃO
Categoria:TV e Cinema

Deixe seu Comentário