Polícia Civil faz alerta sobre estelionatários em redes sociais

Delegada Simone Arruda: "As mulheres devem ficar atentas a relacionamentos virtuais, buscando conhecer a pessoa e qual o seu círculo familiar e de amizades" / Foto: Ascom/PCRR /

Em Roraima, estão cada vez mais frequentes os registros de Boletins de Ocorrências nas delegacias da PCRR (Polícia Civil de Roraima) relatando golpes cometidos por estelionatários em redes sociais, principalmente relacionados a namoro. 

De acordo com a delegada Simone Arruda, titular do 3° DP (Distrito Policial), em Boa Vista, os criminosos se apresentam como homens relativamente bens sucedidos e buscam por mulheres, de preferência mães solteiras e com boas condições financeiras.

Conforme a delegada, um dos casos mais recentes, e que já está em fase de conclusão do Inquérito Policial, trata-se do estelionatário S. S. S., de 34 anos. Ele usava um perfil em um aplicativo de namoro, com o nome de Artur Rodrigues Magalhães e se apresentava às mulheres como piloto de avião.  

As investigações realizadas pelos agentes do SIOP (Seção de Investigação e Operação) do 3° DP, apontaram que em relação à identidade falsa do estelionatário já haviam três boletins de ocorrência.

“Com auxílio da identificação criminal, constatamos que ele não só usava um nome falso, mas que também haviam vários outros boletins contra ele em outros distritos. Além disso, S. S. S. Já havia sido preso pelo mesmo crime anteriormente”, explicou a delegada. 

Arruda disse ainda que, em um dos golpes aplicados por S. S. S., uma das vítimas chegou a vender o carro e entregar o dinheiro para que ele fizesse um falso tratamento de saúde. 

“São mulheres vulneráveis, buscando um parceiro, e não existe mal nisso. Mas é importante ficar alerta. Esses criminosos sempre dizem que precisam de dinheiro com urgência e que, naquele momento, não têm como conseguir, mas que em breve irão pagar. Porém, depois de conseguir, eles desaparecem”, explicou a delegada. 

CUIDADOS

Somente no 3º DP de Boa Vista, outros dois casos semelhantes estão sendo investigados. Para evitar ser vítima desses crimes, Simone Arruda recomenda que as mulheres fiquem atentas a relacionamentos virtuais, buscando conhecer a pessoa com quem passa a conviver e qual o seu círculo familiar e de amizades. 

“E se mesmo assim, essa pessoa pedir dinheiro emprestado, desconfie. Averigue se a história é verdadeira”, afirmou. 

Conforme Arruda, caso a pessoa perceba que foi vítima de um golpe ela deve “preservar o máximo de provas possíveis” e procurar a polícia. 

“Não apague as conversas realizadas com o possível criminoso. Tire cópia de todos os comprovantes de depósitos ou transferências bancárias realizadas. Relacione todos os números de telefones utilizados, os dados das contas bancárias para as quais enviou dinheiro (nome do titular, CPF, banco, agência e conta). E não esqueça de ir à delegacia de Polícia e registrar um boletim de ocorrência”, disse. 

Para a delegada, ter esta atenção é fundamental. “O que acontece é que eles pesquisam essas mulheres nas redes sociais, começam relacionamento e depois conseguem dinheiro ou se apropriam de bens dessas vítimas. Por isso é tão importante tomar cuidado, porque uma vez que o bem é vendido ou o dinheiro é dado, em muitas das vezes, é quase impossível recuperar”, concluiu Arruda.

FONTE: PCRR NO FACEBOOK
Categoria:Polícia

Deixe seu Comentário