SAÚDE ITINERANTE: Governo retoma Projeto com oferta de serviços aos moradores de Rorainópolis

A retomada do projeto, ocorre nesta sexta-feira, 6, durante a inauguração da Maternidade de Rorainópolis Maria Thereza Monay / Foto: Secom-RR /

Os moradores de Rorainópolis, no Sul do Estado, que necessitam de algum tipo de consulta ou exame, já podem se preparar para ter acesso aos serviços de saúde. É que nesta sexta-feira, dia 7, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, retoma o projeto Saúde Itinerante.
 
O projeto Saúde Itinerante tem como objetivo prestar assistência ao maior número de pessoas, com a oferta de diversos serviços em um mesmo ambiente.
 
Para a retomada do projeto, durante a inauguração da Maternidade de Rorainópolis Maria Thereza Monay, serão disponibilizadas consultas médicas com oftalmologista, cardiologista, dermatologista, ginecologista, clínico geral, ortopedista, além de aferição de pressão, atendimento odontológico e distribuição de kit de higiene dental.
 
"Estamos trabalhando para melhorar a qualidade da saúde pública do Estado, em todos os municípios. A retomada do projeto Saúde Itinerante vai possibilitar que localidades distantes da Capital tenham oferta de médicos especialistas", disse o governador Antonio Denarium, ao destacar a construção da Maternidade, que vai desafogar a unidade de Boa Vista.
 
De acordo com o secretário de Saúde, Airton Cascavel, o foco é assegurar os benefícios para a população do sul do Estado e garantir que também tenham acesso ao atendimento aos serviços de saúde sem que precisem se deslocar até a Capital. “Essa é uma preocupação do Governo de Roraima, de garantir a assistência que a população necessita, e durante a entrega da Maternidade de Rorainópolis, será um excelente momento para fazer a retomada destas atividades, já que teremos um número grande de pessoas reunidas”, esclareceu. 
 
Na ação haverá ainda serviços de encaminhamento para confecção de óculos aos pacientes que passarem pela consulta com o oftalmologista. Serão distribuídos dois tipos de óculos, monofocal e bifocal. Para isso, o paciente só precisa passar pela consulta para a avaliação médica e, conforme a descrição, será direcionado para a ótica e receber o óculos.
 
As ações são coordenadas pela Coordenadoria Geral de Atenção Básica,  por meio do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante, e possibilitarão também a oferta de exame de ultrassom para as gestantes. “Estaremos reunidos com as principais coordenações para que, juntos, possamos oferecer os serviços da melhor maneira possível”, complementou a coordenadora Jocineide Oliveira.

Segundo o diretor do DPSI, Diego Matos, os moradores poderão ainda realizar e aferição de pressão. “O foco será manter a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida dessas famílias, pois são pessoas que estão muito distantes da cidade, mas que também necessitam de atenção e esse é o nosso papel”, acrescentou.

AYMÊ TAVARES
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário