Comunidade tem acesso a atendimento jurídico gratuito na Estácio

A assistência jurídica gratuita aos cidadãos mais carentes no entorno do bairro União é facilitado pelo NPJ, com atendimentos pela manhã e tarde / Foto: Ascom/Estácio /

Como forma de promover o acesso à Justiça às pessoas que não possuem recursos financeiros para contratar um advogado particular, o Centro Universitário Estácio da Amazônia oferece atendimento jurídico gratuito à população. O atendimento é feito por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio (NPJ), atendendo questões de Direito de Família.

De acordo com o coordenador do NPJ, professor Bruno Caciano, as demandas vão desde a pensão alimentícia, ações de divórcio, reconhecimento de união estável, partilha de bens, investigação de paternidade e execução de alimentos. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Com uma equipe composta por aproximadamente 120 acadêmicos, do 7º ao 10º semestre do curso de Direito, o NPJ da Estácio funciona sob a orientação de três advogados. A finalidade, conforme o coordenador, é oferecer não só o suporte jurídico de qualidade à população, mas também contribuir para a formação profissional dos estudantes.

“Nosso objetivo vai além de prestar assistência jurídica gratuita. Buscamos também formar profissionais comprometidos com a justiça social, que entendam a importância do acesso à justiça para todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira”, reforça.

E completa: “A iniciativa não apenas beneficia diretamente a comunidade, mas também enriquece a formação acadêmica dos estudantes envolvidos, proporcionando uma experiência prática e significativa no campo do Direito, e demonstra o compromisso da instituição com a responsabilidade social e a educação jurídica de excelência”.

ALEXSANDRA SAMPAIO

Categoria:Educação

Deixe seu Comentário